quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Painel promovido pela ABES-SP aborda a aplicação da tecnologia de sensores na área de saneamento

Especialistas do Brasil e da Irlanda reuniram-se, na segunda, dia 30 de setembro, no Auditório Tauzer Quinderé (Pudim), no Complexo da Sabesp Pinheiros, no Painel “Sensores Aplicáveis ao Saneamento”. Promovido pela ABES-SP, o evento destacou as principais tecnologias utilizadas para a pesquisa e o monitoramento ambiental, e seu uso em práticas de saneamento, contando com apresentações de grandes especialistas da área.

O Presidente da ABES-SP, Alceu Guérios Bittencourt, abriu o painel evidenciando o trabalho realizado pela instituição. “A ABES trabalha para garantir melhorias nos setores de Engenharia Sanitária e Ambiental. Agradeço a todos os presentes e colaboradores que contribuíram para a realização deste encontro, que aborda um tema tão importante para o setor.”

Diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Sensores da Irlanda-Clarity, o Doutor Dermot Diamond, ministrou a palestra “Distributed Environmental Monitoring: Remote Autonomous Sensor Plataforms” (Monitoramento Ambiental Distribuído: Plataformas de Sensores Remotos Autônomos), que apresentou as principais pesquisas coordenadas pela universidade e os sistemas de monitoramento ambiental utilizados na Clarity.

Ely Dirani, Professor do Laboratório de Engenharia de Projetos da PUC-SP, falou ao público sobre ‘Matrizes de sensores baseados em materiais não estruturados para a detecção de gases’, expondo esquemas multissensoriais que conseguem obter impressões digitais para amostras desconhecidas, reconhecendo-as através de um bando de dados.

O painel contou ainda com a palestra ‘Desenvolvimento de sensores e dispositivos com potencial para aplicações no saneamento’, ministrada pelo Doutor Lucio Angnes, chefe do Laboratório de Química Analítica do IQ-USP, que apresentou um paralelo do crescimento populacional e o desenvolvimento da indústria, causador da geração desenfreada de resíduos poluentes, o que levou à necessidade do uso de sistemas de avaliação ambiental. “O monitoramento contínuo é estritamente necessário para controlar a qualidade da água, portanto, este assunto deve se manter no foco de maiores discussões”, ressaltou o especialista.

Ao final, Marcelo Morgado, membro do Conselho Fiscal Estadual da ABES-SP e consultor da GO Associados, moderou o debate. O encerramento do evento ficou por conta de Ernane Costa, Professor Doutor do Laboratório de Sensores da USP Pirassununga.




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário