terça-feira, 10 de setembro de 2013

Animação projeta como seria São Paulo com mais bicicletas


Maior cidade do Brasil e uma das maiores do mundo, São Paulo também é mundialmente conhecida devido ao excessivo número de carros e de engarrafamentos. Mas como seria esta metrópole em uma cultura de mais bicicletas? O Núcleo Paulistano de Animação (Nupa), um estúdio-escola público que funcionava como um programa do Centro Cultural da Juventude na Zona Norte de São Paulo, elaborou um vídeo que ilustra uma capital paulista tomada pelas bikes. O filme venceu o concurso que premiou o melhor roteiro de animação de um minuto com o tema "Bicicletas em São Paulo".

Segundo o idealizador do Nupa, Ceu D’Ellia, São Paulo precisa se tornar mais criativa e valorizar os seres humanos. "A cidade precisa deixar de tapar tudo com máquinas e concreto. Menos engenheiros e mais arquitetos, menos passantes e mais habitantes. Mais árvores, mais passarinhos. Limpar os rios para ver peixinho. Margem de rio é para gente tocar violão, desenhar e brincar com as crianças e não para virar pista expressa de automóvel", defendeu ao portal SP Mais.


Para o designer David Sim, sócio do escritório Gehl Architects, que fez de Copenhague uma das cidades mais sustentáveis do mundo, São Paulo pode vir a ser uma próxima Nova York, mas sua população está presa no trânsito. Na concepção dele, uma cidade pode ser considerada boa quando as pessoas desfrutam dos locais ao ar livre e não em ambientes fechados.

Ele completa: "[uma cidade boa é] onde é possível ver crianças brincando no espaço público, quando se vê várias pessoas de todas idades, jovens, avós, skatistas, ciclistas. Quando é possível caminhar pela cidade sem sentir medo, principalmente à noite. Uma cidade deveria ser tão segura a ponto de uma mulher poder andar de madrugada voltando para casa de pés descalços. Esses são bons sinais", afirmou Sim em entrevista à Exame.com.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário