segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Algacultura: o futuro da alimentação

Já imaginou se pudéssemos fazer fotossíntese? Dois artistas não só imaginaram, mas criaram um meio para fazê-la
  


Vamos nos alimentar de luz! O ser humano já deu grandes passos em tecnologia, mas ainda não desenvolveu a mesma capacidade das plantas, que, por meio da fotossíntese, criam seu próprio alimento a partir da luz. Bom, isso até pouco tempo atrás. Agora, os artistas Michael Burton e Michiko Nitta apostam que a alimentação do futuro à nossa frente depende diretamente das algas.


Burton e Nitta criaram um traje com um tipo de máscara que proporciona uma relação simbiótica entre ser humano e alga. Através de tubos, o CO2 produzido por nossa respiração serve de alimento para as algas, que, ao se desenvolverem suficientemente, podem servir de alimento para nós. Seria praticamente uma fotossíntese. E as primeiras "cobaias" do experimento foram os cantores de ópera.


Os artistas trouxeram uma nova possibilidade de apreciar a arte: degustando-a. O projeto “The Algae Opera” (A ópera da alga) que teve sua primeira exibição no London 2012 Design Festival at the V&A (Festival de Design de Londres V&A), mostrava uma cantora de ópera cultivando as algas através de seu canto e, ao final, as pessoas podiam degustar de sua arte. A diferença é que as variações do modo de cantar refletem em sua respiração podem até mesmo alterar o sabor das algas, deixando-as mais amargas ou doces.

Atualmente, as algas já nos fornecem biocombustível, produtos alimentícios e cosméticos, e agora, mesmo ainda sendo um projeto bem inicial e com poucas aplicações no dia-a-dia, elas poderão fazer parte de um sistema simbiótico para criarmos alimento com nosso próprio corpo no futuro. Será que somos capazes de reinventarmos nossa alimentação?

Conheça mais sobre o projeto no site oficial.

Fonte: eCycle
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário