sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Hello Compost: lixo orgânico vale comida em NY


Já citamos alguns programas de incentivo à reciclagem que oferecem comida em troca de doação de resíduos recicláveis. Mas esta iniciativa em Nova York tem um motivo um pouco diferente: o de promover a separação de resíduos orgânicos. A ideia é trocar restos de comida por frutas e verduras frescas.

O programa, chamado Hello Compost, foi idealizado por estudantes da escola de design Parsons e é destinado a famílias de baixa renda que moram em Nova York. Os participantes ganham sacos de lixo resistentes, desenhados para impedir a proliferação do mau cheiro, e separam os restos de comida no seu dia a dia.

A iniciativa tem parceria com o Project EATS, uma rede de hortas e agricultores urbanos dentro da cidade. São eles quem recebem as bolsas das famílias participantes, as pesa e oferecem créditos (equivalente ao peso de cada sacola) que pode ser usado para comprar comida que produzem.

Separar restos orgânicos talvez seja uma grande mudança de costume para essas famílias. Mas a ideia de trabalhar com esse publico é justamente porque sua preocupação maior é a garantia de alimentos para todos a cada mês.


É como se o ciclo dos alimentos fosse fechado, já que os resíduos entregues passam por processo de compostagem e dão origem a adubos e fertilizantes naturais que, por sua vez, são usados no cultivo de novos alimentos. De quebra, o Hello Compost promove o consumo de frutas e verduras e a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis. Um bom incentivo, não?

Fonte: SuperInteressante
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário