quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Usina promete ser a primeira do mundo a transformar CO2 em tijolos

Principal vilão entre os gases de efeito estufa, responsáveis por acelerar as mudanças climáticas, o dióxido de carbono (CO2) pode ser transformado em tijolos e outros materiais para a indústria da construção, segundo pesquisadores australianos da Universidade de Newcastle. 

Uma usina tem servido de projeto piloto nas próprias instalações da universidade australiana. A captura do CO2 e a conversão do gás em tijolos são resultantes de mais de seis anos de estudo do Centro de Pesquisas Energéticas da instituição de ensino, da empresa química Orica e do Grupo GreenMag. Ao todo a planta industrial vai contar com investimentos de AU$ 9 milhões (R$ 19,09 milhões) e precisará de pelo menos quatro anos para ser concluída.

Funciona assim: os pesquisadores replicam um processo geológico pelo qual o CO2 é combinado com minerais como o magnésio e o cálcio. Em seguida, o gás torna-se inerte. Todavia, como tal reação ocorre lentamente, um dos desafios do projeto é acelerá-la.

Solução alternativa

"Os tijolos podem ser usados ​​como materiais de construção, além de atuarem como depósitos de carbono", destacou à ABC News Ian Smith, executivo-chefe da Orica. Segundo ele a solução alternativa poderia ainda estimular a contratação de geólogos para trabalhar nas usinas.

Os tijolos de CO2 podem servir como pedra para pavimentação das ruas e construções ambientalmente corretas. Com os níveis de dióxido de carbono tendo atingido mais de 400 partes por milhão em 2013, este tipo de tecnologia pode ser fundamental para diminuir a tendência do aquecimento global.

De acordo com o projeto, 50 plantas de captura de carbono em todo o mundo poderiam 'sequestrar' mais de um bilhão de toneladas de CO2 anualmente.


Fonte: Ecodesenvolvimento.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário