O que você faria se tivesse que
interromper uma carreira promissora devido a descoberta de uma doença? O jovem
Gabriel Silva, de 23 anos, vislumbrou no problema uma grande oportunidade para
enveredar como empreendedor de produtos ambientalmente corretos, além de se
tornar uma pessoa mais saudável e em paz com a própria consciência.
Há cerca de três anos ele descobriu
que estava acometido por um tipo raro de diabetes. Nessa época ele trabalhava
como piloto de avião de uma grande empresa, mas teve de interromper a carreira
por causa das doses de insulina necessárias ao tratamento.
A diabetes inspirou uma verdadeira
revolução na vida de Gabriel. Ele teve de cortar os carboidratos da alimentação
e, por decisão própria, deixou de consumir carne, tornando-se vegetariano.
Preocupado com as causas ambientais, o jovem aproveitou a experiência de 30
anos que o pai acumula no setor calçadista para criar um negócio próprio:
nascia a Ahimsa, uma loja virtual de produtos ambientalmente corretos, com sede
administrativa em Franca, no interior de São Paulo.
"Veio a ideia de repassar
minha experiência ao coletivo, tendo como meta despertar por meio de produtos
(nesse caso os sapatos, carteiras, bolsas) uma cultura de não consumo de
mercadoria com insumos animais", explicou Gabriel. A marca, idealizada em
meados de 2012, começou a operar na web em julho de 2013, e tem o consumo
consciente e a sustentabilidade como conceito.
Produtos ecofriendly
Entre os produtos com maior saída,
segundo o empresário, está a bota Desert (masculina e feminina), baseada na
tradicional Desert Boot britânica, mas que nessa versão conta com materiais
reciclados na parte externa do cabedal. Outro destaque de vendas é o sapato
masculino Derby, que não tem materiais sintéticos ou insumos animais em sua
produção. "É o calçado que está nos meus pés agora", relata o
empreendedor.
Segundo Gabriel a loja trabalha com
diversas fábricas da região de Franca como fornecedoras e nasceu incubada na
marca que o pai, Cisso Silva, administra e disponibiliza para o mercado
externo. "A linha colorida de nossos produtos conta com fios de PET
reciclados e algodão orgânico. Também trabalhamos com retalhos de tecidos
reaproveitados", exemplifica.
Natureza questionadora
De acordo com o empreendedor, o
projeto da Ahimsa foi influenciado pelo mercado norte-americano, que tem a
qualidade do atendimento como um dos diferenciais. "Disponibilizamos frete
grátis para o Brasil inteiro, fazemos questão de nós mesmos atendermos às
solicitações dos clientes e enviamos uma carta com informações sobre a origem
do produto que ele está adquirindo", garante.
O público-alvo da loja virtual é o
foco nas pessoas que simpatizam com a causa da sustentabilidade em geral,
dotadas de natureza questionadora, como vegetarianos e veganos, por exemplo.
"Produzimos sem pensar em uma classe social específica. Nossa maior missão
é disseminar o conceito para depois vendermos os produtos." Na visão do
empreendedor, há um vazio no país em relação a produtos desenvolvidos com o que
ele define como "ideologia sustentável".
Segundo Gabriel a loja ainda não
tem uma certificação relacionada a sustentabilidade dos produtos, mas esse é um
objetivo do empreendimento. Como a inauguração foi recente, ele prefere sentir
o desenvolvimento do mercado com o passar do tempo para falar em metas e
expectativa de receita, mas ressalta que as vendas nos primeiros meses já
superaram as estimativas iniciais.
Fonte: Ecodesenvolvimento.com