quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Descoberta da diabetes fez empreendedor investir em produtos sustentáveis


O que você faria se tivesse que interromper uma carreira promissora devido a descoberta de uma doença? O jovem Gabriel Silva, de 23 anos, vislumbrou no problema uma grande oportunidade para enveredar como empreendedor de produtos ambientalmente corretos, além de se tornar uma pessoa mais saudável e em paz com a própria consciência.



Há cerca de três anos ele descobriu que estava acometido por um tipo raro de diabetes. Nessa época ele trabalhava como piloto de avião de uma grande empresa, mas teve de interromper a carreira por causa das doses de insulina necessárias ao tratamento.

A diabetes inspirou uma verdadeira revolução na vida de Gabriel. Ele teve de cortar os carboidratos da alimentação e, por decisão própria, deixou de consumir carne, tornando-se vegetariano. Preocupado com as causas ambientais, o jovem aproveitou a experiência de 30 anos que o pai acumula no setor calçadista para criar um negócio próprio: nascia a Ahimsa, uma loja virtual de produtos ambientalmente corretos, com sede administrativa em Franca, no interior de São Paulo.


"Veio a ideia de repassar minha experiência ao coletivo, tendo como meta despertar por meio de produtos (nesse caso os sapatos, carteiras, bolsas) uma cultura de não consumo de mercadoria com insumos animais", explicou Gabriel. A marca, idealizada em meados de 2012, começou a operar na web em julho de 2013, e tem o consumo consciente e a sustentabilidade como conceito.

Produtos ecofriendly

Entre os produtos com maior saída, segundo o empresário, está a bota Desert (masculina e feminina), baseada na tradicional Desert Boot britânica, mas que nessa versão conta com materiais reciclados na parte externa do cabedal. Outro destaque de vendas é o sapato masculino Derby, que não tem materiais sintéticos ou insumos animais em sua produção. "É o calçado que está nos meus pés agora", relata o empreendedor.

Segundo Gabriel a loja trabalha com diversas fábricas da região de Franca como fornecedoras e nasceu incubada na marca que o pai, Cisso Silva, administra e disponibiliza para o mercado externo. "A linha colorida de nossos produtos conta com fios de PET reciclados e algodão orgânico. Também trabalhamos com retalhos de tecidos reaproveitados", exemplifica.



Natureza questionadora

De acordo com o empreendedor, o projeto da Ahimsa foi influenciado pelo mercado norte-americano, que tem a qualidade do atendimento como um dos diferenciais. "Disponibilizamos frete grátis para o Brasil inteiro, fazemos questão de nós mesmos atendermos às solicitações dos clientes e enviamos uma carta com informações sobre a origem do produto que ele está adquirindo", garante.

O público-alvo da loja virtual é o foco nas pessoas que simpatizam com a causa da sustentabilidade em geral, dotadas de natureza questionadora, como vegetarianos e veganos, por exemplo. "Produzimos sem pensar em uma classe social específica. Nossa maior missão é disseminar o conceito para depois vendermos os produtos." Na visão do empreendedor, há um vazio no país em relação a produtos desenvolvidos com o que ele define como "ideologia sustentável".

Segundo Gabriel a loja ainda não tem uma certificação relacionada a sustentabilidade dos produtos, mas esse é um objetivo do empreendimento. Como a inauguração foi recente, ele prefere sentir o desenvolvimento do mercado com o passar do tempo para falar em metas e expectativa de receita, mas ressalta que as vendas nos primeiros meses já superaram as estimativas iniciais.


Fonte: Ecodesenvolvimento.com 
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