terça-feira, 13 de agosto de 2013

Na China, população troca garrafas PET por passe livre no metrô

Já pensou trocar as garrafas PET que iriam direto para o lixo – reciclável, por favor – por uma viagem de metrô “na faixa”? Essa é a mais nova realidade dos moradores de Pequim, na China.


Máquinas instaladas em duas estações da capital, Jinsong e Shaoyaoju, coletam o material reciclável e, em troca, dão créditos aos usuários do metrô, que podem usá-los para comprar passagens. Cada PET depositada no equipamento vale entre US$ 0,15 e US$ 0,50, de acordo com o tamanho e tipo da garrafa.

A ideia é estimular o uso do transporte público na capital chinesa – e, assim, diminuir os índices de congestionamento e poluição – e, ainda, incentivar a prática da reciclagem entre a população. Todo o material coletado nas estações do metrô é enviado para uma central de processamento, que utiliza o plástico para outros fins.

As máquinas que trocam PETs por bilhetes de metrô ainda estão em fase de teste, mas, se a iniciativa der certo, a ideia é expandi-la para toda a rede metroviária de Pequim e, também, para a rede de ônibus.

Curtiu? Mas não pense que o transporte público em Pequim está tão bem assim na fita. Em julho, um vídeo, gravado pelo site Beijing Cream, que retrata a hora do rush no metrô da capital chinesa chocou muita gente e viralizou na rede. Dá uma olhadinha no caos…




Fonte: Superinteressante.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário