segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Churrasqueira assa alimentos com energia solar

Olhando rápido, dá até para confundir com uma escultura de ferro em forma de flor. Mas a SolSource é uma churrasqueira movida a energia solar, só que no lugar de painéis, ela utiliza um conjunto de espelhos. Além de dispensar carvão, funcionando inteiramente com ajuda do sol, a churrasqueira não gera toda aquela fumaça dos aparelhos convencionais, poupando o usuário de limpar a sujeira depois.

Portátil, a SolSource foi desenvolvida pelos designers Scot Frank e Catlin Powers, do OneEarthDesigns, quando eles trabalhavam nas montanhas do Himalaia. Ao notarem que as comunidades locais enfrentavam dificuldades na hora de cozinhar – soluções comuns, como fornos a lenha ou a óleo se revelavam uma fonte de poluição interna nas casas, além de se tornarem escassas – eles criaram uma dúzia de protótipos de churrasqueiras solares e as doaram para o povo local.

Com o sucesso da empreitada, decidiram lançar uma campanha no site de financiamento coletivo Kickstarter para viabilizar comercialmente o projeto. A investida funcionou e, ao final da campanha, eles arrecadaram mais de 140 mil dólares, mais que o triplo da meta estabelecida.


Fonte: Planeta Sustentável 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário