sexta-feira, 12 de julho de 2013

"Save Paste" é tubo de pasta de dente sustentável

Feita com papel cartonado, a embalagem, que ainda é apenas um conceito, evita desperdício e emissões
 


A embalagem de pasta dente convencional é composta por plástico (75%) e alumínio (25%). E, apesar de poder ser reciclado, o tubo deve ser encaminhado tampado para o processo de coleta para não contaminar outros produtos ou a própria água com aquele restinho de pasta que nunca conseguimos tirar de dentro dele.

Pensando nos problemas ambientais, de logística e praticidade causados por esse tipo de embalagem, os estudantes de design da Universidade de Artes de Londres, Sang Min Yu e Wong Sang Lee, desenvolveram um novo conceito. Uma embalagem feita de plástico e papel tipo cartonado, que não precisa de uma segunda embalagem para proteção e ainda possibilita uso total do conteúdo, sem que o usuário precise ficar espremendo o tubo.

O papel cartonado, assim como o plástico, também é reciclável. Composto por papel, alumínio e polietileno, é misturado à água e depois sofre um processo térmico para ter as três partes separadas. O papel pode ser novamente usado na produção de papelão, chapas e palmilhas, por exemplo. O plástico, na produção de chapas e telhas para construção civil ou retornar à indústria de fundição. E o polietileno é transformado em parafina e usado em detergentes ou como combustível.

Além de diminuir a quantidade de papel usado e continuar sendo uma embalagem reciclável, a logística de transporte do produto é facilitada. Mais embalagens são transportadas de uma só vez, diminuindo o uso de caminhões e, consequentemente, emissão de CO2. Além disso, o produto pode ser usado até o final, evitando o desperdício e sujeira.

Trata-se de um conceito, portanto, apenas alguns protótipos foram criados. Mas é uma excelente ideia que todas as empresas produtoras de pastas dentais deveriam analisar.


Saiba mais sobre descarte de tubos de pasta de dente clicando aqui. Confira algumas fotos explicativas do conceito:




Fonte: eCycle
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário