Uma campanha de serviço público foi criada pela organização
Keep America Beautiful para motivar norte-americanos a reciclarem seu lixo
diariamente. Para ilustrar como dar uma nova vida útil aos materiais
recicláveis foram usadas uma garrafa de plástico e latas de alumínio. A ideia
foi abordar o tema reciclagem de uma forma mais atraente dando voz aos objetos
que mostram o que querem ser no futuro.
De acordo com a Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA,
apenas 35% do lixo gerado no país é reaproveitado e um dos motivos dessa baixa
adesão é o desconhecimento da população ao processo.
Os três filmes para a TV de 60’’, 30’’ e 15’’ utilizaram
locações de paisagens tipicamente norte-americanas, como o estádio do time de
futebol Baltimore Ravens (construído parcialmente a partir de alumínio
reciclado pós-consumo).
Após a divulgação dos filmes, a campanha buscará parceiros
para imprimir estes "sonhos" nas próprias embalagens do produto, como
por exemplo, uma latinha de refrigerante que sonha em ser uma bicicleta.
Para Brenda Pulley, vice-presidente da Keep America
Beautiful, a campanha tem o impulso emocional necessário para mudar positivamente
o comportamento das pessoas, além de fornecer ferramentas úteis para facilitar
a reciclagem.
Confira os três vídeos:
Fonte: CicloVivo