Uma nova tecnologia testada em
Genebra, na Suíça, promete trazer grande evolução ao transporte público. O
projeto apelidado de TOSA planeja ônibus elétricos que não precisam ser
conectados às linhas de transmissão e são recarregados em 15 segundos.
A novidade é fruto de um trabalho
entre a ABB, empresa que atua na área de tecnologia de automação de energia,
juntamente com a TGP, que controla o transporte público na cidade suíça, com o
Gabinete para a Promoção da Indústria e Tecnologia e com a concessionária local
de energia, Genebra SIG.
O sistema será implantado pela
primeira vez em um ônibus com capacidade para carregar até 135 passageiros. A
recarga é feita através de um mecanismo automático de carregamento rápido.
Dessa forma, as baterias são preenchidas sempre que o ônibus faz uma parada de
15 segundos nos pontos de ebarque e desembarque de passageiros.
“Este projeto vai pavimentar o
caminho para uma mudança que deixará o transporte mais flexível, melhorando a
infraestrutura, o custo benefício e, ainda, reduzirá a poluição e o ruído”,
explicou Claes Rytoft, chefe de tecnologia da ABB.
O TOSA (Sistema de Alimentação
Otimizado para Trólebus) é considerado uma solução com emissão zero de carbono,
pois a energia utilizada é proveniente de fonte hidrelétrica, considerada pela
ONU, uma opção limpa. A proposta é que a carga seja feita de maneira tão rápida
que não interfira nos horários habituais dos ônibus. Além disso, o sistema deve
melhorar o visual da cidade, por descartar a necessidade da conexão com as
linhas elétricas, normalmente ligadas aos trólebus.
De acordo com a ABB, a cada 15
segundo que o ônibus permanece sob o equipamento de recarga rápida, são
aumentados 400 quilowatts em seu reservatório. Para completar a carga, no final
do trajeto o ônibus permanece durante quatro minutos parado em um dos pontos
equipados com o sistema para finalizar a recarga.
Fonte: Ciclo Vivo