quarta-feira, 26 de junho de 2013

Nigéria tem clínica flutuante construída de maneira sustentável

Centro comunitário oferece assistência gratuita e pode se locomover
 para áreas próximas.
A falta de hospitais e clínicas especializadas levou as autoridades de Lagos, na Nigéria, a planejarem uma clínica flutuante, para suprir a necessidade de estrutura médica na cidade. O centro comunitário oferece assistência gratuita e pode se locomover para áreas próximas.

A estrutura foi desenhada por Akin Afolayan e recebeu o nome de Clínica Amphibious. O Dr. Simeão Afolayan é o médico responsável pelo projeto, que conta com o apoio da prefeitura de Lagos e da AFH Atlanta e já realizou 22 cirurgias totalmente gratuitas à comunidade carente.
A base para a construção foram três módulos de metal corrugado. Eles podem ser facilmente desmontados e transportados, para ancorar em qualquer outro lugar. Os materiais usados foram adquiridos localmente, assim como a mão de obra, fator que permitiu emprego a dezenas de jovens e deu a eles capacitação profissional.

A estrutura foi desenhada por Akin Afolayan e recebeu o 
nome de Clínica Amphibious.

A iluminação utilizada no interior da clínica é de LED, para reduzir o desperdício. Além disso, ela é totalmente independente das redes de transmissão e a energia é obtida a partir das placas fotovoltaicas instaladas no teto. A estrutura ainda foi equipada com janelas e claraboias que maximizam o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural. A clínica custou, em média, 15 mil dólares.

22 cirurgias totalmente gratuitas já foram feitas na clínica.


Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário