quarta-feira, 26 de junho de 2013

Nasa mostra o Planeta “verde” visto do espaço



Apesar de 75% do Planeta ser tomado por oceanos azuis, nos restantes 25% da superfície predomina o verde dinâmico da vasta vegetação terrestre. Novas imagens do satélite da Nasa em parceria com o Centro Nacional de Dados de Clima da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) mostram diferenças sutis na intensidade do verde.

O satélite detecta alterações na reflexão da luz visível, produzindo imagens que medem alterações na vegetação ao longo do tempo. Para gerar estas animações e imagens, a Nasa utilizou dados de abril de 2012 a abril de 2013.

As áreas de coloração mais escura são formadas por vegetação mais densa e absorvem a luz do sol mais visível, enquanto as cores claras são de escassa cobertura vegetal, quer devido à neve ou seca, ou por se tratar de áreas rochosas e urbanizadas.


Ao longo de um ano, é possível verificar o adensamento da cobertura verde em determinadas regiões e a redução em outras, variações que podem ocorrer de maneira natural, como a transição pelas quatro estações do ano, ou ainda por queimadas irregulares ou incêndios provocados por secas extremas. Clique aqui e veja o vídeo 



Fonte: Exame.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário