O Filtro de Partículas para Gasolina (GPF) é uma nova
tecnologia capaz de tratar até 95% das partículas dos motores a gasolina,
criada pela Umicore, fabricante de catalisadores automotivos. A solução elimina
as partículas de fuligem (carbono) que são emitidas pelos automóveis equipados
com sistema de injeção direta, utilizado para aumentar a eficiência no consumo
deste combustível.
A tecnologia auxiliará as montadoras a atenderem à nova
legislação de emissão de poluentes (Euro 6) para veículos de passeio, que
estabelece limites mais rígidos para o número de substâncias nocivas emitidas
por veículo.
Concebido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de
Catalisadores Automotivos da Umicore em Hanau (Alemanha), o projeto foi
resultado de um estudo conjunto entre a empresa e o instituto suíço EMPA
(Laboratórios Federais de Ciência e Tecnologia de Materiais), e contou, também,
com o apoio de parceiros fornecedores de substratos e filtros e desenvolvedores
de sistemas de gestão do motor.
“Testes extensivos em veículos foram executados para que
pudéssemos entender os desafios para formatação desta tecnologia. Uma das
grandes vantagens do motor com tecnologia de injeção direta e que passará a
utilizar o GPF é que, além de ser mais eficiente na queima do combustível, o
sistema contribui significativamente na redução de partículas de carbono”,
afirma Stephan Blumrich, vice-presidente e gerente geral da Unidade de
Catalisadores Automotivos da Umicore na América do Sul.
Fonte: CicloVivo