quinta-feira, 23 de maio de 2013

Brasil inaugura centro internacional para estudar biogás


Acordado durante a Rio+20, o Centro Internacional de Energias Renováveis atuará com foco na produção de energia limpa a partir do lixo, dando ao Brasil a oportunidade de se tornar referência no tema
 

leandrociuffo/Creative Commons

O CIBiogás-ER está instalado em Itaipu o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás-ER), que atuará com foco na produção de energia a partir de biogás, proveniente da decomposição da matéria orgânica do lixo.

Sediado em Foz do Iguaçu, no Paraná, o Centro é resultado de compromisso firmado durante a Rio+20, em junho de 2012, e terá como missão organizar, desenvolver, acompanhar e dar suporte aos programas, pesquisas e projetos de viabilização do biogás como gerador de energia.

Outros sete Centros serão instalados na China, Itália, Turquia, Índia e Cabo Verde, formando uma rede a respeito do assunto, comandada pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi). Sendo o único representante da rede no continente americano, o Brasil tem grandes chances de se tornar referência no tema.

O CIBiogás-ER será dirigido por Cícero Bley Júnior, atual superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, onde foi instalado o Centro. "A iniciativa será uma grande universidade a céu aberto. Países de todo o mundo - e principalmente da América do Sul, da América Central e da África - terão a possibilidade de ver como se faz o aproveitamento dessa energia tão importante para o planeta que é o biogás", disse Jorge Samek, diretor-geral brasileiro de Itaipu, durante assembleia realizada para fundar o CIBiogás-ER.

Fonte: Planeta Sustentável
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário