quinta-feira, 4 de abril de 2013

Inclusão verde



Um dos mais importantes componentes na cadeia de reciclagem, o catador de lixo nunca recebeu o devido valor. Atenta a esse fato, a atriz Isabel Fillardis fundou, em 2003, o Instituto Doe Seu Lixo, no Rio de Janeiro, ao lado do marido, o gestor ambiental Julio Santo. Hoje, o Instituto atende 281 cooperativas e cerca de 9 mil catadores no país

Como é o trabalho do Instituto?
Trabalhamos principalmente com a capacitação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Brasil todo, em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil. Criamos uma metodologia para que eles possam se profissionalizar, se inserir na sociedade e gerar renda.

Como essa metodologia funciona na prática?
Quando as cooperativas nos procuram ou nós as encontramos, analisamos a forma como trabalham. Depois, propomos mudanças de gestão para todo o processo produtivo, que começa por torná-los burocraticamente uma empresa classificada como cooperativa.

E os projetos para o futuro?
Teremos uma Usina de Triagem e Reciclagem nas cidades-sede da Copa que ficará de legado à população local. Ela será um centro de excelência em triagem de resíduos sólidos recicláveis que otimiza o desempenho do catador e seu trabalho. Em julho passado, a capacidade de produção foi de 200 toneladas/mês, mas pode chegar a 600 toneladas.


Fonte: Planeta Sustentável
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário