quarta-feira, 20 de março de 2013

Fibra de “madeira” garante reduzir consumo de água em confecção de jeans

 A técnica de Ellams utiliza apenas um quinto da água, energia e produtos químicos em relação ao método tradicional de fabricação do jeans
Foto: Divulgação 

Um jeans desenvolvido pela Universidade Heriot-Watt, na Escócia, pode ser a chave para a redução das emissões de carbono na indústria de jeans ao redor do mundo. Isso porque o tecido utiliza uma fibra feita a partir de madeira sustentável em vez de algodão na sua fabricação.

A pesquisadora PhD da Escola de Têxteis e Design, Ellams Dawn, responsável pela pesquisa, explicou que o método tradicional para confeccionar um par de jeans de algodão requer cerca de 40 litros de água e utiliza uma série de produtos químicos nocivos a saúde. Já a sua técnica usa apenas um quinto da água, energia e produtos químicos.

Para confeccionar o jeans, ela utiliza o eucalipto, comercializado com o nome de “Tencel”. A vantagem é que essa árvore cresce rapidamente, sem a necessidade de pesticidas, irrigação artificial ou manipulação de genes. O rendimento da fibra com Tencel é também 10 vezes maior do que com o algodão convencional.

Atualmente, tecidos feitos a partir de madeira são caros para produzir e Ellams espera aprimorar sua técnica para torná-lo uma opção mais viável para os fabricantes. Mesmo assim, ela tem o objetivo de criar uma coleção inteira utilizando a fibra de eucalipto.

Fonte: Ecodesenvolvimento.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário