quarta-feira, 20 de março de 2013

Fábrica da Monsanto afirma ter economizado 150 milhões de litros de água

Fábrica da Monsanto em Camaçari, na região metropolitana de Salvador
Foto: Divulgação


Lançado em 2010, o Projeto de Aproveitamento de Água de Chuva da Monsanto do Brasil, executado na unidade de Camaçari (BA), economizou 150 milhões de litros de água nos últimos dois anos, por meio da bacia instalada na área da fábrica, cuja capacidade é de 11 mil metros cúbicos.

O volume economizado, segundo a multinacional especializada em agricultura, é suficiente para suprir uma cidade brasileira de 33 mil habitantes durante um mês.

O principal objetivo do programa é recuperar e utilizar águas pluviais nos processos produtivos da Monsanto. Além dos benefícios ambientais gerados, o programa de aproveitamento de água da chuva resulta em uma economia mensal de R$ 25 mil reais, de acordo com a empresa. “O projeto de recuperação de água de chuva faz parte das iniciativas de sustentabilidade da fábrica de Camaçari”, explicou o gerente de saúde, segurança e meio ambiente da companhia, Ettore Rossi.

A demanda pela água cresce cada vez mais. Atualmente, o maior usuário desse recurso é o campo, que responde por 70% do consumo mundial. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), para produzir alimentos para uma única pessoa são necessários um total de 2,5 mil litros de água.

A exemplo do que ocorre com a gigante Walmart na área de varejo, a Monsanto, ligada ao setor agrícola, busca nos últimos anos desenvolver uma série de práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável, conforme mostrou o EcoD em outubro de 2011, no sentido de reverter uma imagem negativa junto a grupos ambientalistas e, ao mesmo tempo, fazer sua parte rumo a uma economia de baixo carbono.

O Dia Mundial da Água será lembrado na sexta-feira, 22 de março. Fique por dentro do Especial que o EcoD tem preparado para marcar a data.

Fonte: Ecodesenvolvimento.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário