Anualmente, a campanha Climate
Counts avalia as empresas globais por suas ações voluntárias para reduzir
as emissões de gases efeito estufa e sua contribuição para o aquecimento
global. São levados em conta 22 critérios numa escala de 0 a 100 pontos que
compreendem o uso de energia limpa, o comprometimento com metas de
descarbonização do processo produtivo, realização de relatórios de sustentabilidade
entre outras iniciativas. Veja a seguir, quem são as empresas líderes em 16
grandes setores, segundo o novo ranking da Climate Counts.
Unilever
Líder em produtos alimentícios
Pontuação: 91
De acordo com o relatório, a Unilever mede anualmente o seu
impacto no aquecimento global e estabeleceu metas claras para reduzir o uso de
energia da empresa e, por tabela, as emissões de gases efeito estufa. A
transparência das informações sobre seus esforços também contribui para a
pontuação alta.
Nike
Líder em vestuário e acessórios
Pontuação: 89
Além de ter metas para reduzir sua pegada ecológica, a Nike
tem trabalhado para promover a consciência climática entre seus funcionários.
Também torna público todos os seus esfoços no combate às emissões de gases
efeito estufa.
UPS
Líder em remessa expressa
Pontuação: 89
A indústria de "entrega expressa" tem um impacto
considerável no clima, especialmente na temporada de festas, como o mês de
dezembro. Líder do setor na mitigação de impactos do seu processo, a UPS faz o
registro das emissões de gases efeito estufa desde 2002. E, através de sistemas
mais eficientes em energia, a empresa vem atingindo suas metas.
L’Oréal
Líder em produtos para casa
Pontuação: 87
Segundo o relatório, a L'Oreal tem se destacado pela forte
defesa de uma política pública abrangente que aborde as mudanças climáticas e
que garanta a redução das emissões de gases de efeito estufa e aumento de
fontes renováveis.
Electrolux
Líder em aparelhos eletrodomésticos
Pontuação: 87
De acordo com o Climate Counts, a AB Electrolux estabeleceu
metas claras para reduzir o uso de energia da empresa e sua pegada climática. O
segundo e o terceiro lugares no combate às mudanças climáticas do setor de
eletrodomésticos, aparecem a LG Electronics e a Whirlpool.
IBM
Líder em tecnologia
Pontuação: 86
O setor de tecnologia é um dos mais ativos e adiantados no
combate às mudanças climáticas. Eles estão fazendo de tudo, desde a redução de
emissões em seus processos de produção, à fabricação de produtos que consomem
menos energia e reciclagem de materiais obsoletos. Aqui a líder é a IBM,
seguida da Siemens e da Nokia.
Bank of America
Líder em bancos
Pontuação: 86
De acordo com o estudo, o Bank of America completou um
inventário abrangente da sua parcela de impacto sobre o aquecimento global e
trabalha com metas bem definidas para reduzir suas emissões. Em segundo lugar
aparecem o Deutsche Bank e o Citigroup.
Johnson & Johnson
Líder em indústria farmacêutica
Pontuação: 82
Segundo o Climate Counts, a Johnson & Johnson tem
acompanhado o seu impacto sobre o aquecimento global anualmente desde 1990.
Líder do setor, a empresa é seguida pela AstraZeneca e Baxter International.
Heineken
Líder em cervejas
Pontuação: 79
O setor de bebidas como um todo ainda precisa avançar no
combate às mudanças climáticas, segundo avaliação do Climate Counts, mas aos
poucos eles estão procurando fazer sua parte. A Heineken, considerada líder no
setor, definiu metas claras para reduzir seu impacto no planeta.
Lufthansa
Líder em companias aéreas
Pontuação: 77
A indústria aérea funciona movida a combustível fóssil, mas
isso não significa que as empresas do setor não estejam seriamente centradas na
redução de seu impacto ambiental. Segundo o relatório, a Lufthansa é uma das
que voa alto em busca de novas soluções que tornem seus processos mais
efiecientes e com baixa emissão de gas efeito estufa. No setor, ela é seguida
da British Airways.
Hasbro
Líder em brinquedos e produtos para crianças
Pontuação: 73
A gigante de brinquedos e jogos Hasbro é a líder do setor
quando assunto é comprometimento com o clima. Ela é seguida de perto pela Lego.
Marriot
Líder em hotelaria
Pontuação: 70
As maiores de hotéis do mundo têm buscado soluções práticas
para mitigar os impactos ambientais em suas operações. No entanto, segundo o
estudo, poucas parecem estar alinhando ações como parte de uma estratégia maior
e mais abrangente de gestão de carbono. Quem dá exemplo aqui é a rede Marriot.
Starbucks
Líder em serviços de alimentação
Pontuação: 69
A Starbucks pontua alto pela forte defesa de uma política
pública abrangente que aborde as mudanças climáticas e que possam levar ao
mercado a preocupação com a redução das emissões de gases de efeito estufa. Ela
é seguida pela rede de restaurante Darden Restaurants.
News Corporation
Líder em mídia
Pontuação: 67
A News Corporation tem medido o impacto de suas operações
globais sobre o aquecimento global e tem trabalhado para promover a consciência
e a ação ambiental entre funcionários. Ela é seguida pela Disney no ranking do
setor de mídia.
Herman Miller
Líder em móveis para casa ou escritório
Pontuação: 66
Referência em Design, a Herman Miller se destaca também pelo
combate ao aquecimento global. Segundo o Climate Counts, a empresa estabeleceu
metas claras para reduzir o uso de energia e suas emissões de gases de efeito
estufa. Ela é seguida pela Steelcase e pela Masco.
Google
Líder em internet/mídias sociais
Pontuação: 64
O gigante da internet Google foi eleito a empresa modelo no
combate ao aquecimento global pelo Climate Counts. Ele é seguido pelo eBay.
Fonte: Exame