quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

16 empresas que estão empenhadas em "esfriar" o planeta


Anualmente, a campanha Climate Counts avalia as empresas globais por suas ações voluntárias para reduzir as emissões de gases efeito estufa e sua contribuição para o aquecimento global. São levados em conta 22 critérios numa escala de 0 a 100 pontos que compreendem o uso de energia limpa, o comprometimento com metas de descarbonização do processo produtivo, realização de relatórios de sustentabilidade entre outras iniciativas. Veja a seguir, quem são as empresas líderes em 16 grandes setores, segundo o novo ranking da Climate Counts.

Unilever
Líder em produtos alimentícios


Pontuação: 91

De acordo com o relatório, a Unilever mede anualmente o seu impacto no aquecimento global e estabeleceu metas claras para reduzir o uso de energia da empresa e, por tabela, as emissões de gases efeito estufa. A transparência das informações sobre seus esforços também contribui para a pontuação alta.

Nike
Líder em vestuário e acessórios


Pontuação: 89

Além de ter metas para reduzir sua pegada ecológica, a Nike tem trabalhado para promover a consciência climática entre seus funcionários. Também torna público todos os seus esfoços no combate às emissões de gases efeito estufa.

UPS
Líder em remessa expressa


Pontuação: 89

A indústria de "entrega expressa" tem um impacto considerável no clima, especialmente na temporada de festas, como o mês de dezembro. Líder do setor na mitigação de impactos do seu processo, a UPS faz o registro das emissões de gases efeito estufa desde 2002. E, através de sistemas mais eficientes em energia, a empresa vem atingindo suas metas.

L’Oréal
Líder em produtos para casa


Pontuação: 87

Segundo o relatório, a L'Oreal tem se destacado pela forte defesa de uma política pública abrangente que aborde as mudanças climáticas e que garanta a redução das emissões de gases de efeito estufa e aumento de fontes renováveis.

Electrolux
Líder em aparelhos eletrodomésticos


Pontuação: 87

De acordo com o Climate Counts, a AB Electrolux estabeleceu metas claras para reduzir o uso de energia da empresa e sua pegada climática. O segundo e o terceiro lugares no combate às mudanças climáticas do setor de eletrodomésticos, aparecem a LG Electronics e a Whirlpool.

IBM
Líder em tecnologia


Pontuação: 86

O setor de tecnologia é um dos mais ativos e adiantados no combate às mudanças climáticas. Eles estão fazendo de tudo, desde a redução de emissões em seus processos de produção, à fabricação de produtos que consomem menos energia e reciclagem de materiais obsoletos. Aqui a líder é a IBM, seguida da Siemens e da Nokia.

Bank of America
Líder em bancos


Pontuação: 86

De acordo com o estudo, o Bank of America completou um inventário abrangente da sua parcela de impacto sobre o aquecimento global e trabalha com metas bem definidas para reduzir suas emissões. Em segundo lugar aparecem o Deutsche Bank e o Citigroup.

Johnson & Johnson
Líder em indústria farmacêutica


Pontuação: 82

Segundo o Climate Counts, a Johnson & Johnson tem acompanhado o seu impacto sobre o aquecimento global anualmente desde 1990. Líder do setor, a empresa é seguida pela AstraZeneca e Baxter International.

Heineken
Líder em cervejas


Pontuação: 79

O setor de bebidas como um todo ainda precisa avançar no combate às mudanças climáticas, segundo avaliação do Climate Counts, mas aos poucos eles estão procurando fazer sua parte. A Heineken, considerada líder no setor, definiu metas claras para reduzir seu impacto no planeta.

Lufthansa
Líder em companias aéreas


Pontuação: 77

A indústria aérea funciona movida a combustível fóssil, mas isso não significa que as empresas do setor não estejam seriamente centradas na redução de seu impacto ambiental. Segundo o relatório, a Lufthansa é uma das que voa alto em busca de novas soluções que tornem seus processos mais efiecientes e com baixa emissão de gas efeito estufa. No setor, ela é seguida da British Airways.

Hasbro
Líder em brinquedos e produtos para crianças


Pontuação: 73

A gigante de brinquedos e jogos Hasbro é a líder do setor quando assunto é comprometimento com o clima. Ela é seguida de perto pela Lego.

Marriot
Líder em hotelaria


Pontuação: 70

As maiores de hotéis do mundo têm buscado soluções práticas para mitigar os impactos ambientais em suas operações. No entanto, segundo o estudo, poucas parecem estar alinhando ações como parte de uma estratégia maior e mais abrangente de gestão de carbono. Quem dá exemplo aqui é a rede Marriot.

Starbucks
Líder em serviços de alimentação


Pontuação: 69

A Starbucks pontua alto pela forte defesa de uma política pública abrangente que aborde as mudanças climáticas e que possam levar ao mercado a preocupação com a redução das emissões de gases de efeito estufa. Ela é seguida pela rede de restaurante Darden Restaurants.

News Corporation
Líder em mídia


Pontuação: 67

A News Corporation tem medido o impacto de suas operações globais sobre o aquecimento global e tem trabalhado para promover a consciência e a ação ambiental entre funcionários. Ela é seguida pela Disney no ranking do setor de mídia.

Herman Miller
Líder em móveis para casa ou escritório


Pontuação: 66

Referência em Design, a Herman Miller se destaca também pelo combate ao aquecimento global. Segundo o Climate Counts, a empresa estabeleceu metas claras para reduzir o uso de energia e suas emissões de gases de efeito estufa. Ela é seguida pela Steelcase e pela Masco.

Google
Líder em internet/mídias sociais


Pontuação: 64

O gigante da internet Google foi eleito a empresa modelo no combate ao aquecimento global pelo Climate Counts. Ele é seguido pelo eBay.


Fonte: Exame
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário