segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Estudantes participam de corrida de veículos elétricos brasileiros


Entre os dias 30 de novembro e dois de dezembro, Piracicaba receberá a primeira Fórmula Elétrica, organizada pelo SAE Brasil. Quatro equipes de estudantes de engenharia vão participar da corrida, que tem até motor de Ferrari movido a eletricidade.

As quatro universidades que participam do evento são: Unicamp (E-Racing), Faculdade de Engenharia de Sorocaba (B'Energy), Universidade Federal de Itajubá (Cheetah Racing) e o Centro Universitário da FEI (Fórmula FEI Elétrico).

A Fórmula Elétrica será divida em etapas: a prova principal é a endurance, mas também ocorrerão provas dinâmicas (autocross, skidpad e aceleração), além da fase de apresentação do projeto técnico aos juízes, que determinarão a viabilidade de cada protótipo. O vencedor da competição será classificado para disputar uma corrida entre carros elétricos nos Estados Unidos.


Os integrantes da E-Racing desenvolveram um veículo elétrico capaz de acelerar de zero a 100km/h em quatro segundos, mesmo tempo que leva uma Ferrari Enzo, um superesportivo da marca italiana. O carro custou cerca de R$ 200 mil, e demorou 13 meses para ser produzido. O esportivo possui 130 cavalos e estrutura de aço e fibra de vidro. O motor foi construído por uma empresa da Inglaterra e contou com a participação de pesquisadores da Universidade de Oxford.

Mas não é só a equipe de Campinas que ganha destaque. Alimentado por baterias velhas de celulares, o veículo da equipe Fórmula FEI Elétrico foi apresentado no ano passado, e deve superar os 100 km/h nas pistas de Piracicaba. Embora a autonomia do carro seja curta (de apenas 30 minutos), a recarga integral do veículo da FEI leva, no máximo, quatro horas.


Já os membros da B’Energy, equipe da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, participaram da Formula Student Germany, na Alemanha. A Cheetah Racing, equipe da Universidade Federal de Itajubá, conta com a força de estudantes de vários cursos, que agregaram conhecimentos diversificados ao projeto. No entanto, a Cheetah Racing ainda está à procura de parceiros para concluir o protótipo, já em fase final.

Fonte: Ciclo Vivo  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário