Desde outubro, os monitores do programa “Escolas de Bicicleta” estão de braços cruzados devido ao atraso de seus salários. As atividades foram interrompidas e as bikes foram retiradas dos alunos que participavam do projeto.
Se, nos primeiros dias do
programa “Escolas de Bicicleta”, os alunos estavam empolgados com o novo meio
de transporte usado no trajeto casa/escola, a expressão dos estudantes agora é
outra. Foi combinado que, depois de fazerem os testes necessários e
frequentarem as aulas práticas, os alunos dos CEUs poderiam usufruir das bikes
de bambu até o final deste ano. Assim, além de aprenderem as normas do uso das
bikes, também praticariam atividade física e teriam um novo meio de transporte
para o deslocamento diário.
Entretanto, nem se passaram seis
meses desde o lançamento do projeto e as atividades já foram suspensas: sem receber
seus salários, os monitores abandonaram o trabalho e as bicicletas foram
retiradas dos alunos, sem nenhum aviso prévio, nem para as crianças, nem para
os pais, que assinaram um termo de responsabilidade sobre o uso de cada
bicicleta.
As bikes de bambu, que deveriam
estar nas mãos dos cem alunos atendidos pelo projeto, nem sequer ficam
estacionadas nos bicicletários dos CEUs – muitas estão guardadas nas próprias
salas de aula das escolas públicas.
A Prefeitura de São Paulo alega
que o instituto responsável pelo programa atrasou os salários dos monitores no
mês passado, mas que o pagamento já foi efetuado. A Prefeitura também afirma
que as bicicletas precisam passar por manutenção, e que a continuidade do
programa é encargo da próxima administração da cidade.
As bikes utilizadas no projeto
fazem parte de uma linha exclusiva criada pelo designer brasileiro Flávio
Deslandes, que, atualmente, desenvolve suas criações na Europa. Inicialmente, a
Secretaria Municipal de Educação desembolsou R$ 3,1 milhões para a elaboração
do programa, que atenderia os alunos dos CEUs da capital paulista.
Os alunos que participam do
programa também receberam um kit com acessórios, composto por capacetes,
iluminação, colete refletivo, bagageiro, buzina, espelho retrovisor e cadeado.
Fonte: Ciclo Vivo