sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Atividades do programa “Escolas de Bicicleta” são interrompidas e alunos perdem suas bikes

Desde outubro, os monitores do programa “Escolas de Bicicleta” estão de braços cruzados devido ao atraso de seus salários. As atividades foram interrompidas e as bikes foram retiradas dos alunos que participavam do projeto.

Se, nos primeiros dias do programa “Escolas de Bicicleta”, os alunos estavam empolgados com o novo meio de transporte usado no trajeto casa/escola, a expressão dos estudantes agora é outra. Foi combinado que, depois de fazerem os testes necessários e frequentarem as aulas práticas, os alunos dos CEUs poderiam usufruir das bikes de bambu até o final deste ano. Assim, além de aprenderem as normas do uso das bikes, também praticariam atividade física e teriam um novo meio de transporte para o deslocamento diário.

Entretanto, nem se passaram seis meses desde o lançamento do projeto e as atividades já foram suspensas: sem receber seus salários, os monitores abandonaram o trabalho e as bicicletas foram retiradas dos alunos, sem nenhum aviso prévio, nem para as crianças, nem para os pais, que assinaram um termo de responsabilidade sobre o uso de cada bicicleta.

As bikes de bambu, que deveriam estar nas mãos dos cem alunos atendidos pelo projeto, nem sequer ficam estacionadas nos bicicletários dos CEUs – muitas estão guardadas nas próprias salas de aula das escolas públicas.

A Prefeitura de São Paulo alega que o instituto responsável pelo programa atrasou os salários dos monitores no mês passado, mas que o pagamento já foi efetuado. A Prefeitura também afirma que as bicicletas precisam passar por manutenção, e que a continuidade do programa é encargo da próxima administração da cidade.

As bikes utilizadas no projeto fazem parte de uma linha exclusiva criada pelo designer brasileiro Flávio Deslandes, que, atualmente, desenvolve suas criações na Europa. Inicialmente, a Secretaria Municipal de Educação desembolsou R$ 3,1 milhões para a elaboração do programa, que atenderia os alunos dos CEUs da capital paulista.

Os alunos que participam do programa também receberam um kit com acessórios, composto por capacetes, iluminação, colete refletivo, bagageiro, buzina, espelho retrovisor e cadeado.

Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário