sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Praça Victor Civita comemora quatro anos



Em novembro a Praça Victor Civita celebra quatro anos e tem motivos de sobra para comemorar. Fruto de uma bem-sucedida parceria entre o Instituto Abril, a Prefeitura da Cidade de São Paulo e empresas privadas, o espaço já está inserido na agenda cultural da capital.

Inaugurada em 2008, a Praça foi construída em uma área que abrigou durante 40 anos o Incinerador Pinheiros, e por essa razão, tinha seu terreno altamente contaminado. Um projeto arquitetônico possibilitou a revitalização do local, criando um novo, diversificado e acolhedor espaço que vai muito além de uma praça: funciona como centro cultural e de lazer.


A Praça oferece programação regular e diversificada todos os finais de semana. Já se apresentaram no local – que conta com uma arena e arquibancada para 300 pessoas – artistas como Criolo, Pitty, João Carlos Martins, Otto, Toquinho, Ivan Lins, Jair Rodrigues, Nando Reis, entre outros.


Atividades esportivas são oferecidas diariamente com o projeto “Mexa-se na Praça” no qual professores especializados conduzem aulas de ioga, pilates, exercícios de condicionamento físico e alongamento.

Também está instalado na Praça o CIIPE – Centro de Integração, Informação e Preparação para o Envelhecimento, que desenvolve atividades específicas para o público da terceira idade.

Completando a programação, o Instituto Verdescola tem um programa de educação ambiental dirigido a escolas em geral, que conta com visitas orientadas pelos espaços pedagógicos da Praça e também com oficinas de reaproveitamento de materiais.


O desenvolvimento sustentável é o fio condutor que norteou toda a recuperação do espaço. A praça é modelo de revitalização urbana, ao dar novo uso a um espaço anteriormente condenado, e abriga o Museu da Sustentabilidade, localizado no antigo prédio do Incinerador Pinheiros, além dos jardins suspensos, também chamados de “tec garden”, que servem como exemplo de cultivo sustentável de plantas usadas para fins fitoterápicos e de produção de bio combustíveis.

Graças a um modelo de gestão compartilhada – contando com as empresas Abril, CCR, Claro, Levisky Arquitetos, Gerdau, Itaú, Sabesp, Instituto Verdescola e outros importantes parceiros, a Praça Victor Civita se insere na agenda pública da cidade como um espaço democrático de cultura e convivência.

É por isso que, para a Associação Amigos da Praça Victor Civita (AAPVC), que assumiu oficialmente a gestão da Praça em setembro de 2012, torna-se prioridade a chegada de novos parceiros, amigos da cidade que potencializem a promoção de suas ações socioculturais.


“Com a adoção deste modelo de gestão colaborativa, as empresas mantenedoras do espaço têm participação ativa nas políticas e práticas da Praça. E a AAPVC está sempre aberta a novos parceiros, como empresas interessadas em se juntar a um projeto de difusão cultural, de formação para a cidadania e de qualificação da experiência urbana”, afirma Marcelo Bressanin, superintendente da Praça Victor Civita.

A Praça Victor Civita abre diariamente, das 6h30 às 19h e localiza-se na rua Sumidouro, 580, quase na esquina com a Marginal Pinheiros, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Para mais informações, acesse: www.pracavictorcivita.org.br

Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário