terça-feira, 30 de outubro de 2012

Festival Planeta Terra adota destinação correta de resíduos


Há duas semanas, a sexta edição do Festival Planeta Terra agitou a cidade de São Paulo reunindo grandes bandas nacionais e internacionais e pessoas de todas as partes do Brasil. Como ocorre em todos os grandes eventos, ao fim da festa restaram muitas latinhas e copos de plásticos espalhados pelo local. Ao contrário de algumas organizações que simplesmente encaminham os resíduos para o lixo, neste Festival os materiais tiveram a destinação correta.

A empresa Recicleiros foi contratada pelos organizadores para fazer o trabalho de separação e destinação. O primeiro passo foi distribuir nos espaços do festival dois tipos de lixeiras, uma para materiais orgânicos e outra para recicláveis. Ao todo foram 150 lixeiras.

O esquema de destinação correta do lixo é simples. Os sacos com resíduos são retirados por uma equipe de limpeza, que não faz parte do Recicleiros. Em seguida, a empresa recolhe esses sacos e leva para a Central de Reciclagem, que também é instalado no espaço do evento.

Ainda no local, as mulheres da cooperativa separam os diferentes tipos de materiais. Todas as informações sobre os resíduos são anotados e entregues em forma de relatório à empresa contratante. Dessa forma, o trabalho de separação é realizado ao lado do público, que pode ver todo esse processo.

Os Recicleiros recebem os compradores de alguns materiais, como de PET, papelão e latinhas. Mas, há resíduos que são mais difíceis de vender e faz parte do trabalho da empresa encontrar os interessados. Em alguns casos, os materiais são levados para a sede da cooperativa, onde são limpos e secos, para depois serem vendidos. A última solução é mandar os restos para um aterro sanitário. A organização do Festival Planeta Terra é um exemplo para os grandes eventos que vêm ocorrendo nos últimos anos no Brasil.

Fonte: Ciclo Vivo  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário