quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Designers transformam sacos de juta em poltronas


Os sacos de juta são usados geralmente para embalar produtos que serão transportados para outras cidades e países. Mas, sua utilidade vai além de embalar grãos, eles podem ser utilizados na fabricação de móveis, por exemplo.


A designer Maria Fiter, que dá várias dicas para reutilizar materiais em seu blog, criou uma espécie de puff com encosto utilizando apenas sacos de juta, espuma de poliuretano e zíper.



A poltrona é bem simples e pode ser personalizada de acordo com o gosto da pessoa. Dessa forma, é possível utilizar outros materiais para dar um acabamento melhor à peça. O tamanho também pode ser ajustado para ter um encosto e ser facilmente dobrável.


No caso do assento produzido pelo Maria Fiter, foram utilizados os sacos de juta já usados no transporte de café da Costa Rica e Brasil. As dimensões são de 100 cm por 110 cm e 15 cm de altura. Para manter firme o assento e o encosto, uma fita de juta foi fixada em cada lado da poltrona.

Uma opção para a população brasileira está disponível no site Desmobilia, que oferece um modelo de poltrona revestida com sacos de juta da marca “Café do Brasil”. A empresa deixa claro que por ser proveniente de reaproveitamento, a estampa da juta pode variar.


A indústria cafeeira dispensa os sacos de juta após o uso, por isso, há trabalhos em parcerias com ONG’s que destinam esses materiais para o reaproveitamento. A juta serve de matéria-prima para a fabricação de diversos objetos. As possibilidades de criação são muitas: bolsas, caixas, sacolas, luminária, carteira, embalagem de presente, etc.



Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário