quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Arquitetos franceses se inspiram em árvore para criar edifício



A Canopea é o projeto de um edifício residencial de baixo impacto ambiental. A proposta foi apresentada pela equipe francesa de Rhône-Alpes no concurso European Solar Decathlon 2012, com o intuito de proporcionar o conforto individual atrelado ao contato com a natureza.

O prédio foi inspirado na copa de uma árvore e, assim como os elementos naturais, será capaz de capturar 95% da energia solar e reaproveitar 30% da água das chuvas. O projeto é de um edifício de baixa estatura, com até dez andares.


A capacidade do projeto é limitada para controlar a densidade e não sobrecarregar as estruturas disponíveis aos moradores. Com janelas em toda a fachada, os habitantes terão uma visão privilegiada de 360º, permitindo um contato próximo com o ambiente no entorno.

Diversos recursos e serviços serão compartilhados. A energia obtida a partir de placas fotovoltaicas, por exemplo, será destinada a uma rede inteligente, responsável pela distribuição. Esta eletricidade alimentará todo o sistema de aquecimento e arrefecimento e o excedente deve ser aplicado a outros usos.


O edifício contará com plantações integradas, que mesclam o tom urbano com o verde. Além disso, o piso térreo e o terraço disponibilizarão lojas, creches, postos de carregamento elétrico, cozinha ao ar livre, salão de jogos, entre outras coisas.


O grupo responsável pelo projeto descartou o uso de grandes sistemas tecnológicos, em contrapartida apostou na flexibilidade dos ambientes internos para deixar os apartamentos personalizados, de acordo com a necessidade dos habitantes. A maior parte da mobília é móvel e pode ser facilmente transportada e adaptada a outros ambientes.

Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário