quarta-feira, 18 de julho de 2012

Quanta água você 'come'?

Já parou para pensar na quantidade de água que você consome todos os dias? Não só para tomar, banho, lavar a louça e matar a sede. Também entra nessa conta a água usada para irrigar a plantação do arroz que chega à sua mesa diariamente. Para facilitar essa relação, um projeto instalado em um café em Helsinque, capital da Finlândia, usa o design para ajudar os clientes terem uma noção da Pegada da Água, ou da quantidade de água, que uma simples refeição necessita, desde a produção da matéria-prima até chegar no prato.

O cardápio do Wonderwater Café chama atenção pelo design impecável, mas é praticamente impossível abri-lo sem se assustar. Ao lado de cada prato, um gráfico mostra qual o tamanho de Pegada da Água dos alimentos e de qual região do mundo são provenientes os ingredientes principais. Desta forma, o consumidor tem consciência sobre o impacto que está gerando e qual lugar do mundo está sendo atingido.
É possível escolher entre consumir 618 litros de água com um salmão com legumes ao molho mostarda e 1.557 litros de água com um filé com presunto de Parma e ravióli ao molho de vinho branco. Ou ainda uma xícara de café com leite com uma Pegada de Água de 328 litros.

Criar um cardápio desse tipo não foi fácil. Para unir sabor e informação, chefs trabalharam durante semanas com uma equipe de especialistas no assunto. Como dificilmente as empresas fornecem dados sobre o consumo de água nos diferentes processos de produção, os valores expostos no menu são estimativas baseadas em estudos sobre a Pegada da Água de determinados produtos.

Essa é a terceira edição do projeto, que é temporário e vai até setembro, quando será montado em Londres. A primeira foi no ano passado em Beijing. A ideia é refletir sobre o impacto do que se come nos recursos hídricos locais e globais. "Como a agricultura é a maior fatia do uso global da água, a maneira mais eficaz para melhorar a sustentabilidade da Pegada de Água é por meio da escolha da comida e da bebida", destaca o diretor da Helsinki Design Week, que desenvolve o projeto na Finlândia com a WWF local, Kari Korkman.

"Quando falamos de Pegada da Água, as pessoas pensam em tomar banho mais rápido. Mas o uso doméstico é pequeno, a questão maior é a dos alimentos, com o consumo da agricultura e pecuária", explica coordenador do programa de Pegada Ecológica da WWF Finlândia, Jussi Nikula. Segundo dados da WWF, 70% da água consumida no mundo é utilizada pela agricultura, seguida pela a indústria, com 20%. As residências são responsáveis por apenas 10%. A média da Pegada da Água mundial é de 4.000 litros de água diários por habitante. Desse total, apenas 150 litros são de uso doméstico.

"Todos sabem que a água é vital, mas é difícil fazer essa relação o tempo todo. As pessoas não têm ainda esse conhecimento. Estamos trazendo uma primeira conscientização, dando o primeiro passo, para depois aprofundar a questão", afirma Nikula. Ele acredita que, conforme os consumidores forem tendo informação e interesse, as empresas também vão se interessar em melhorar os meios de produção e em trazer mais transparência nas informações.

Para Korkman, grande parte do impacto no público é produzido pelo visual da campanha. "Muitos clientes perguntam se podem levar o menu para a casa", comenta. "Tentamos usar o design para chamar a atenção das pessoas para a questão. Informamos por meio da visualização, de maneira rápida, para que a experiência de fazer uma refeição no Wonderwater Café seja também um aprendizado."

Se além de bom de garfo o cliente for bom de conta, ao deixar o restaurante ele terá certeza de que, com uma refeição completa, pode ter gerado uma Pegada da Água de mais de 2.600 litros. O cálculo usado na elaboração do cardápio usa a seguinte lógica: as laranjas necessárias, por exemplo, para um copo de 250 ml de suco consumiram até a colheita 250 litros de água.



Cardápio



  • Suco de Laranja (250ml): 250 litros;
  • Salada de beterraba com queijo de cabra, legumes grelhados e croutons: 388 litros;
  • Linguiça de javali, porco defumado, patê de carne assada e chucrute: 1.721 litros;
  • Compota de ruibarbo - espécie de planta semelhante ao aipo que é utilizada em sobremesas - com sorvete de caramelo e suspiro: 150 litros;
  • Café (125ml): 130 litros.


Fonte: Terra
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário