Em construção em Hong Kong, terminal subterrâneo de alta
velocidade contará com ampla área verde e janelas que permitem a passagem da
luz natural.
Em 2016, quando os olhos do mundo estiverem voltados para os
Jogos Olímpicos no Brasil, a população de Hong Kong vai estar prestando atenção
em outra coisa: a inauguração da maior estação ferroviária subterrânea do
mundo, com direito à credenciais verdes de tirar o fôlego.
Desenhado pelo escritório internacional de arquitetura
Aedas, o projeto foi batizado de Express Rail Link West Kowloon Terminus e
ligará Hong Kong a Pequim, na China, por uma distância aproximada de 3825 km.
Entre suas características sustentáveis, destaca-se uma gigante cobertura
verde, que ajudará a manter o clima no interior sempre agradável.
Além disso, janelas distribuídas por todos os níveis da
fachada da estrutura vão assegurar a entrada contínua de luz natural na
estação, ajudando a reduzir os gastos com energia para sistemas de iluminação
artificial.
Projetado para ocupar 430 mil metros quadrados, com 15
faixas férreas para trens que atingem velocidades de até 200 km/h, o terminal
também terá amplas áreas cercadas de árvores para uso livre da população e
realização de atividades culturais. Com inauguração prevista para início de
2016, a estação deverá receber quase cem mil pessoas por dia.
Fonte: Exame