Por MMA
Já está disponível para consulta no portal do Ministério do
Meio Ambiente (MMA) a íntegra da pesquisa qualitativa O que o brasileiro pensado meio ambiente e do consumo sustentável - Mulheres e tendências atuais efuturas de consumo no Brasil. Coordenado pela secretária de articulação
institucional e cidadania ambiental do MMA, Samyra Crespo, o estudo foi
realizado pela primeira vez em 1991 e este ano chega à sua quinta edição.
Cada edição da pesquisa (1992, 1997, 2002, 2006 e 2012)
manteve um número de questões iguais. Mas, para acompanhar os avanços da agenda
ambiental, o foco de cada mudou ao longo dos anos e algumas questões foram
atualizadas. A primeira edição abordou a agenda de 1992; a segunda, a Agenda
21; a terceira, o consumo sustentável; e a quarta, as questões da
biodiversidade. Em 2012, a pesquisa voltou ao consumo sustentável pela
importância do tema nas discussões da Conferência das Nações Unidas sobre
Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
Importância do tema
Na apresentação do trabalho, a ministra do Meio Ambiente,
Izabella Teixeira, chama a atenção de governantes, gestores, setor produtivo e
organizações sociais: o aumento do consumo é de uma magnitude ainda não
dimensionada. "Não só temos que lidar com o aumento real, de volume, em
todos os itens que as populações consomem no Brasil e no mundo, como temos que
produzir tecnologias para o descarte e reciclagem", sugere.
A questão de gênero norteou esta edição, uma vez que,
segundo a pesquisa As poderosas da classe média, realizada pelo Instituto Data
Popular e pela Editora Abril em 2011, são as mulheres as principais
responsáveis pelas decisões de compra nas famílias ou individualmente, além de
serem propagadoras de novos comportamentos nas comunidades.
Com o aquecimento da economia, a nova classe média
brasileira é formada por 100 milhões de pessoas (o país tem cerca de 190
milhões de habitantes, segundo o IBGE). Deste modo, mudar os padrões de consumo
no Brasil é uma questão de vida ou morte para o meio ambiente e o
desenvolvimento sustentável. "Nesta pesquisa, buscamos elos entre
sustentabilidade e consumo para poder promover, no Brasil, políticas robustas e
eficazes de consumo consciente e responsável", explicou a secretária
Samyra Crespo.
Pesquisa abrangente
Os principais dados mostram um retrato da mulher brasileira
e seu papel na sociedade: a percepção das mulheres sobre seu lugar no mundo
atual, o reconhecimento de seu poder, as "tipologias" de mulheres,
suas aspirações em relação ao futuro, hábitos de consumo, disposição para mudar
padrões, além de avaliação sobre o papel que produtos verdes, mercado ético e
empresas cidadãs têm sobre suas decisões de compra.
A pesquisa qualitativa ouviu 67 formadores de opinião,
residentes em várias partes do país, atuantes em setores ligados ao consumo e
ao tema de gênero - jornalistas, publicitários, sociólogos, antropólogos,
psicólogos, biólogos, economistas, gestores, engenheiros, marqueteiros, entre
outros. Os dados podem ser conhecidos com profundidade neste link.
A pesquisa é uma realização do MMA em parceria com as
empresas Unilever, Pepsico e Walmart. O estudo qualitativo da pesquisa foi
realizado pela empresa Overview, do Rio de Janeiro.
Fonte: EcoDesenvolvimento