segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

JPS recebe estudantes austríacas na sede da ABES-SP

Nesta sexta-feira, dia 20, a ABES-SP recebeu em sua sede as estudantes de mestrado Maria Rath e Sandra Falkner, da University of Natural Resources and Life Science, de Vienna, Áustria. As visitantes fazem parte do programa Young Water Professionals (YWP), da International Water Association (IWA), e foram recebidas em São Paulo pelo coordenador do Programa Jovens Profissionais do Saneamento, Álvaro Diogo.
“Nós tínhamos vontade de conhecer o Brasil, mas não queríamos apesar visitar e sim conhecer também sobre o ambiente. Além disso, lemos também alguns artigos sobre a crise da água em São Paulo, então pensamos em usar essa oportunidade para conversar com pessoas daqui. Por isso contatamos o Young Water Professionals, que nos repassou o contato do Álvaro e dos representantes do JPS nos demais estados que visitamos”, explicou Maria, que está concluindo o curso de mestrado em Engenharia Ambiental e Gerenciamento de Água.
Maria ainda falou das impressões que a cidade de São Paulo deixou nela. “É perfeito que nós tenhamos conseguido ter tido este contato para nos guiar porque São Paulo é realmente uma cidade muito grande, com muitas pessoas e que está realmente passando por uma grande crise, o que é uma novidade, nós não enfrentamos este tipo de problema na Áustria, nem em relação ao abastecimento de água, nem de saneamento. Estou muito agradecida por ter tido a chance de fazer esta visita e poder saber de coisas além do que nós vemos nos jornais”, ressaltou.
Sandra Falkner, que está finalizando seu mestrado em Gerenciamento de Recursos Naturais, também se mostrou bastante satisfeita. “Está sendo realmente uma ótima experiência poder ver de perto como vocês estão lidando com estes problemas de escassez de água, especialmente agora em tempos de mudanças climáticas, em que as temperaturas se elevam e o volume de água diminui. Ver outros países, principalmente da América do Sul, que é tão distante da Europa e da Áustria, e vivenciar o que vocês estão passando é realmente uma oportunidade incrível.”
As estudantes aproveitaram a oportunidade para ressaltar a importância de programas como o Jovens Profissionais do Saneamento e o Young Water Professionals. “Eu acho que está é uma ótima inciativa. A junção de pessoas jovens, especialmente nesta área de água e saneamento é muito importante porque é necessário conhecer pessoas e criar contatos, não só para a troca de experiências e conhecimentos, como também para o próprio desenvolvimento da carreira”, afirmou Maria Rath.
“É muito bom poder ter novas ideias, novas opiniões de pessoas que vivem em ambientes diferentes do seu. Muitas vezes essa é a chave para encontrar as soluções que você precisa mais facilmente”, completou Sandra Falkner.

 Sandra Falkner, Álvaro Diogo e Maria Rath na sede da ABES-SP

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário