segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Dia da Criação do IBAMA: Novos desafios marcam mais um ano do Ibama

No dia 22 de fevereiro é comemorado o Dia da Criação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), data que marca a consolidação da preservação e conservação ambiental.  O instituto trouxe o assunto à tona e tornou-se o grande guardião do meio ambiente.
ibama-4f3e32557e0a7O Ibama trabalha para que os recursos naturais sejam utilizados com racionalidade para obter-se o máximo de desenvolvimento sem agredir a natureza.
O órgão foi fundado a partir da fusão de quatro entidades brasileiras que atuavam na área ambiental: Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Superintendência da Borracha (SUDHEVEA), Superintendência da Pesca (SUDEPE) e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), desenvolvendo diversas atividades para preservação e conservação do patrimônio natural, exercendo o controle e fiscalização sobre o uso dos recursos naturais.
Segundo Luís Lopes, assessor de comunicação do Ibama, as atividades e desafios para 2015 só aumentam. Por ser o órgão de meio ambiente mais conhecido pela população brasileira, o senso de responsabilidade é muito grande, ele explica. “O instituto está sempre se aperfeiçoando de modo a tornar suas ações e decisões cada vez mais ágeis e adequadas à realidade brasileira e, para que isso aconteça, há um grande investimento em tecnologia e em capital humano. Aperfeiçoar as funções que lhe cabem, como o combate ao crime ambiental e diminuição do desmatamento, é a meta para este ano”.
Ainda de acordo com o assessor, outro grande desafio é continuar dando condições aos estados de gerirem a fauna em suas áreas de atuação. “Antes da LC/140, toda a gestão da fauna era realizada pelo Ibama. A lei determinou que os estados fizessem a gestão de suas faunas. O Instituto firmou convênios com a maior parte dos estados brasileiros para repassar seu know how e tecnologia. Há estados mais bem preparados e outros menos. Neste sentido, ao Ibama cabe ajudar a fazer com que os estados realizem suas gestões com competência”.
Com o assunto meio ambiente tão em foco, foi gerada uma grande cobrança de administração. “O Ibama entende que as cobranças são saudáveis. É por meio de cobranças que, muitas vezes, se pode questionar se aquilo que vem sendo realizado pode ser melhorado. Uma vez que o Ibama busca a melhoria contínua de seus processos e procedimentos, ele vê as cobranças como aliadas nessa busca”, completa.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário