segunda-feira, 8 de setembro de 2014

ABES-SP integra a 12ª edição do Diálogo Interbacias

A ABES-SP apoiou a 12ª edição do Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, realizado entre os dias 1 e 4 de setembro em São Pedro, no interior de São Paulo. Com o tema “Água & Energia: contribuindo para o diálogo”, o evento, que vem sendo realizado desde 2003, integrando ações educativas dos Comitês das Bacias Hidrográficas, reuniu educadores, formadores de opinião, membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas, prefeitos, vereadores, técnicos de órgãos públicos e privados, ambientalistas e sociedade civil em geral.
Representando a ABES-SP, o engenheiro Luis Eduardo Gregolin Grisotto, membro do Conselho Diretor da entidade, participou do painel “O Desafio da Gestão em Situação de Escassez de Água”.
Em sua apresentação, comentou a respeito do atual cenário hídrico do estado de São Paulo. “Esta é uma crise inédita. Nos últimos oitenta e quatro anos nós não conseguimos enxergar uma crise tão aguda quanto esta, ou seja, é um fato inédito tanto no estado de São Paulo quanto em outras regiões do país, porque ela não se restringe apenas ao nosso estado, ela tem uma amplidão geográfica e, embora seja destacada a situação do Sistema Cantareira, nós sabemos e acompanhamos pelos noticiários inúmeros exemplos de outras regiões do país, diversos trechos que estão sofrendo com a seca.”
Grisotto também falou sobre o posicionamento da ABES-SP diante da atual situação. “A ABES entende que a gravidade e a importância desta crise são tão singulares que demandam medidas ainda mais drásticas do que as que já estão sendo realizadas. A entidade defende medidas mais severas, evidentemente, conforme o contexto e uma série de situações como a própria penalização sobre o desperdício”, completou.
O engenheiro também ressaltou o apoio da Associação ao Diálogo Interbacias. “É uma grande honra presenciarmos e apoiarmos o XII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos. Naturalmente, a ABES é uma entidade presente, criada em 1966, portanto, está há quase 50 anos no país, sempre marcando presença nas discussões pertinentes ao planejamento, à gestão de recursos hídricos, ao meio ambiente, ao saneamento e a uma série de outras discussões correlatas. Sendo assim, não deixaríamos de participar de um evento tão relevante e importante como este, desta conversa aberta e franca, principalmente em um momento tão sensível e delicado o qual estamos atravessando.”
Luis Eduardo Gregolin Grisotto, no estande da ABES-SP no evento

O Diálogo Interbacias surgiu como esforço de integração de ações educativas dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe (CBH-AP), do Alto (CBH-ALPA), Médio (CBH-P) e Pontal do Paranapanema (CBH-PP), cujos representantes entenderam que a gestão descentralizada e participativa das águas deve permitir e incentivar a integração entre os gestores e comunidade.
Educadores, políticos e técnicos conversam e compartilham suas experiências, buscando sempre refinar os debates de Educação Ambiental em Recursos Hídricos. “É um grande desafio que se tornou o objetivo da integração dos  comitês com a Secretaria de Educação do estado. Nós avançamos muito e esta é uma iniciativa pioneira no país”, comentou a engenheira Suraya Modaelli, da comissão organizadora do evento.
Solenidade da abertura do XII Diálogo Interbacias


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário