quarta-feira, 6 de agosto de 2014

XI Seminário Nacional de Resíduos Sólidos conta com ponto de coleta de lixo eletrônico

Um ponto de coleta de lixo eletrônico está funcionando na Fiocruz Brasília durante os três dias do XI SNRS, de hoje, dia 6, até sexta-feira. Este Ponto de coleta faz parte do projeto Descarte Legal, patrocinado pelo Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal e realizado pelo Instituto GEA.

O Instituto GEA tem como finalidade “o auxílio à população para participar da coleta seletiva de resíduos e também de capacitar cooperativas de catadores a operar de forma segura e rentável a coleta de  recicláveis”, explica Araci Musolino, diretora da instituição. “Temos trabalhado intensamente com essa questão desde 2010, quando  nosso projeto  Eco Eletro foi aprovado numa seleção pública de projetos da Petrobrás. Com os recursos desse projeto, realizamos 16 cursos sobre reciclagem de eletrônicos para catadores”, explica Musolino.

O objetivo da iniciativa é divulgar o projeto e abrir caminho para que empresas ou instituições se disponham a instalar caixas coletoras de resíduos eletrônicos em suas sedes e também para recolher celulares e outros equipamentos descartados pelo público durante o evento. “A participação no projeto é gratuita, nós fornecemos a caixa e a coleta é feita pelas cooperativas locais.  O Instituto GEA faz a supervisão técnica, a verificação da destinação, o monitoramento da comercialização e  do fornecimento da documentação”, esclareceu a diretora.

Os participantes poderão entregar produtos usados como celulares, computadores, câmeras fotográficas e impressoras. Não serão recebidos aparelhos de televisão e monitores de vídeo com tubo catódico, lâmpadas, pilhas e baterias. Os equipamentos descartados serão processados no Recanto das Emas (DF), pela Cooperativa Vida Nova, cujos cooperados foram recentemente capacitados, e posteriormente encaminhados para reciclagem pela indústria.



Serviço:
XI Seminário Nacional de Resíduos Sólidos – SNRS
Data: 06 a 08 de agosto de 2014
Local: Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ Brasília, campus da Universidade de Brasília
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário