sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Ministério do Meio Ambiente e ex-ministra de Portugal abrem o XI Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, promovido pela ABES em Brasília

Cerca de duzentas pessoas estiveram presentes no auditório da Finatec, em Brasília, na quarta-feira, dia 6, para a abertura do XI Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, promovido pela ABES até esta sexta-feira. Diversas personalidades e especialistas da área marcaram presença no primeiro dia do evento.
O Presidente da ABES Nacional, Dante Ragazzi Pauli, e o Coordenador da Câmara Temática de Resíduos Sólidos, Geraldo Reichert, discursaram na cerimônia e destacaram a importância da realização do evento, que teve início com uma performance teatral da Companhia Luminato, uma apresentação de formas animadas, que misturou práticas milenares com tecnologia e recebeu muitos aplausos de todos os presentes.
A Diretora de Ambiente Urbano da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Zilda Veloso, representou o Ministério do Meio Ambiente e falou aos presentes sobre os desdobramentos da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, cujo tema foi a Política Nacional de Resíduos Sólidos, um dos principais assuntos discutidos no seminário.
Diretamente de Portugal, Dulce Pássaro, ex-ministra do Ambiente, ressaltou que eventos como o seminário colocam o Brasil no caminho certo para evolução em gestão de resíduos. “Pelo que tenho visto, o Brasil está indo no caminho certo. Tanto que estão numa fase importante de planejamento com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. E eventos como estes ajudam muito no processo, já que tem uma programação muito rica e debates muito interessantes”, elogiou Dulce.
A tarde do primeiro dia de seminário ficou reservada ao painel Aproveitamento energético do biogás de RSU. Com grande público no auditório externo da FioCruz Brasília, o painel tratou de questões como os benefícios diretos e indiretos desta opção de manejo de resíduos, além das dificuldades a serem superadas e o papel regulatório. Ainda foram apresentados 12 trabalhos técnicos.
O segundo dia do encontro foi marcado pela apresentação de quatro painéis, com destaque para “Plano Nacional, Planos Estaduais, Planos Municipais e Intermunicipais de Resíduos Sólidos”, que ocorreu no auditório externo da Fiocruz, além de apresentações de trabalhos técnicos. Ao todo, foram apresentados 32.
Nesta sexta-feira acontecerá o encerramento do evento. O último dia de atividades contará com mais quatro painéis, destacando-se o painel 6 - Encerramento dos lixões, inclusão dos catadores e recuperação de áreas degradadas.

Assista aos vídeos:
Dulce Pássaro - ex-ministra do ambiente de Portugal
Marcos Helano Montenegro , presidente da ABES-DF

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário