terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Pia acoplada a aquário faz usuários repensarem o desperdício de água

Como as ações do nosso dia-a-dia podem afetar as criaturas ao nosso redor?

O projeto ‘Poor Little Fishbowl Sink’, criado pelo designer chinês Yan Lu, leva uma abordagem incomum sobre como economizar água. A proposta do trabalho é utilizar sistemas visuais para provocar o consumidor a adquirir hábitos conscientes.

A invenção é instalada na pia e trabalha a mente do usuário, em relação ao desperdício de recursos hídricos. Ao consumir a água, quando a torneira é acionada, o nível do aquário instalado na pia, desce gradualmente, dando-lhe imediatamente um sentimento de que o peixe vai morrer se o gasto continuar. Assim, as pessoas são incentivadas a desligar a água antes que causem qualquer danos ao peixinho.


No entanto, felizmente, o peixe nunca estará realmente em perigo de ficar sem água. O dispositivo está apenas trabalhando o psicológico das pessoas e “forçando-as” a fechar a torneira. Existe um encanamento escondido que deixa a água escorrer um pouco, até certo ponto. Em seguida, ele enche muito lentamente o tanque para manter o peixe a salvo e o nível da água volta para onde estava. O aquário foi simplesmente projetado para diminuir o nível de água até que o usuário pare de lavar as mãos, embora nunca se esgote completamente.


As tubulações para o aquário e para a torneira são separadas: a água para lavar as mãos não vêm com excrementos de peixe e a água com sabão não retorna para o aquário.

Outra explicação dada pelo designer é que, de maneira alguma, o retorno de água ao tanque faria mal ao peixe. A mesma água que sai pela tubulação, fica em um tanque de armazenamento na base da pia, em seguida ela é bombeada de volta ao aquário. Além disso, o processo de entrada e saída de água, acaba elevando – razoavelmente, o nível de oxigênio.


Este projeto faz com que o consumidor lembre-se quão importante é este recurso natural, e como as ações do nosso dia-a-dia podem afetar as criaturas ao nosso redor.

Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário