terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Conhecimento multidisciplinar é essencial ao profissional de saneamento, afirma especialista espanhol que ministrará curso na ABES-SP em março

foto vicente
Multidisciplinaridade é requisito fundamental aos profissionais que atuam ou estão se preparando para atuar no saneamento. A afirmação é do espanhol Vicente Cesar de Medina Iglesias, Engenheiro de Estradas, Canais e Portos (equivalente a Mestre em Engenharia Civil) pela Universitat Politécnica de Catalunya (UPC) e Engenheiro Técnico de Sistemas, pela Universitat Oberta de Catalunya (UOC) - Mestre em Engenharia, que virá ao Brasil em março para ministrar o “Curso de Hidráulica de rios com uso de HEC-RAS em combinação com Softwares GIS livres”, promovido pela ABES-SP. “É preciso ter conhecimentos de novos materiais e técnicas, para projetar sistemas de baixo consumo de energia sustentáveis e escaláveis, prevendo a vida útil da estrutura e a sua manutenção e modificação”, afirma o especialista. Vicente ministrará o curso em parceria com Allen Bateman Pinzón, Engenheiro Civil pela Escuela Colombiana de Ingeniería e Doutor em Estradas, Canais e Portos pela ETSECCIP/Barcelona (veja informações sobre o curso em http://www.abes-sp.org.br/cursos-e-eventos).
O especialista explica que, na Espanha, a estrutura acadêmica é desenvolvida a partir de grandes projetos europeus de investigação, nas quais as linhas estão definidas. “Em uma segunda fase, a informação atinge profissionais através de cursos de mestrado, pós-graduação ou específicos, geralmente muito práticos”, esclarece.
Durante o curso da ABES, Vicente apresentará para os brasileiros a experiência de inovação que vem sendo aplicada na Europa, como os dois conceitos fundamentais usados no continente: "Room for the River" (dar espaço aos rios) e "Non Structural Measures" (combinando medidas tradicionais de engenharia - barragens, canais - com medidas "soft", como sistemas de alertas e planos de evacuação).
Vicente informa que o modelo europeu de gestão do risco de inundação é definido pela Inglaterra e pela Holanda, países onde, segundo ele, existem estruturas de governo muito eficientes para a gestão de inundações.
O engenheiro, que já esteve no Brasil para uma conferência sobre hidráulica, procura se informar, pelo noticiário, sobre o tema das enchentes em nosso país, para entender o contexto social e político.
Ele afirma que a parte mais importante no caso das inundações é a definição de uma lei que estabeleça prioridades nos problemas de inundação: segurança-planejamento-engenharia-ambiente. “O conflito econômico e social faz com que a gestão das inundações requeira uma lei, metodologias, procedimentos muito detalhados para avaliação de risco e de gestão, regulamentos”, ressalta. “Para funcionar de forma eficiente, deve haver uma lei precisa. Não é um problema técnico ou de modelos, é um problema de lei, vontade e dinheiro”, complementa.
O curso
“Curso de Hidráulica de rios com uso de HEC-RAS em combinação com Softwares GIS livres” acontecerá de 17 a 21 de março, das 9h às 18h, na sede da ABES-SP. É voltado a engenheiros que trabalham com projetos de canais, rios e córregos, técnicos das Prefeituras, do DAAE e profissionais de engenharia dedicados a elaboração de projetos de macrodrenagem.
Durante as aulas, os participantes obterão noções de hidráulicas de rio, aprenderão a elaborar estudos de risco de inundação e a usar o programa HEC-RAS aplicados a casos práticos.
Para mais informações e inscrições, entre em contato com o departamento de treinamento ABES-SP, através do email treinamento@abes-sp.org.br ou pelos telefones 11 3814-1872 / 2729-5510.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário