terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Famílias de baixa renda vão economizar 70% de energia com aquecedor solar

aquecedor-solar-ecod.jpg

Retorno de investimento em até três anos, redução do consumo de energia elétrica causado pelo vilão chuveiro (responsável por 20 a 30% da energia de uma casa) e um custo menor na conta de luz. Sobram motivos para instalar um aquecedor solar. No noroeste gaúcho, uma iniciativa de 3,7 milhões vai beneficiar cerca de mil famílias de baixa renda dos municípios de Santa Rosa, Giruá, Cruz Alta e Santo Ângelo.

Até o final de março, já deve estar em funcionamento o primeiro sistema de aquecimento solar da concessionária RGE. A empresa fará a instalação dos painéis de captação da energia solar e a troca dos chuveiros das casas, o que deve possibilitar uma economia de cerca de 70% na geração de energia utilizada nos chuveiros elétricos.

"O sistema que estamos instalando deve reduzir de 100 kWh para 31 kWh o consumo de energia durante o banho, especialmente nos horários de pico", afirmou o diretor comercial da RGE, Marney Tadeu Antunes, ao jornal Zero Hora.

O projeto faz parte do programa de eficiência energética da concessionária, que foi criado a partir de uma demanda da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os sistemas de aquecimento solar de água usam em geral painéis solares, chamados coletores de energia, instalados em seu telhado. Estes recolhem o calor do sol e o usam para aquecer a água armazenada em um cilindro de água quente. Como a energia solar está durante apenas algumas horas, ele armazena para ser usada a noite. E mesmo que o céu esteja nublado, ainda há raios solares, o que quer dizer que haverá emissão de energia elétrica.

Veja no vídeo abaixo como o aquecedor solar funciona:




Fonte: Ecodesenvolvimento.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário