terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Dezembro "dos ventos" fez com que metade da Dinamarca fosse abastecida com energia eólica

dinamarca-ecod.jpg

Dezembro de 2013 entrou para a história do universo das energias renováveis, aquelas que não são provenientes dos combustíveis fósseis. Pela primeira vez, um país (a Dinamarca) recebeu mais da metade de sua energia (55%) a partir de fonte eólica em um único mês.

Determinados períodos do mês chegaram a registrar índices ainda maiores. No primeiro dia de dezembro, a força dos ventos foi suficiente para prover 100% das necessidades do país. Já na semana do Natal, forneceu 68,5% na média, informou o Energinet.dk, o principal operador de rede da Dinamarca.

O país europeu pretende receber 50% de sua eletricidade a partir de fonte eólica até 2020. A meta para 2050 é ainda mais ambiciosa: 100% de energia renovável - setor no qual a Dinamarca é um dos líderes mundiais.

Para atingir o feito de dezembro, a Dinamarca ampliou a instalação de parques eólicos em 2013. O comissionamento do parque eólico offshore (sobre a água) de 400MW Anholt foi o acréscimo mais significativo.

Relatório do Conselho Global de Energia Eólica mostra que a capacidade instalada mundial dessa fonte aumentou 19% em 2012. No Brasil, a presença da éolica na matriz quase duplicou, colocando o país entre os 15 que mais investem no poder do vento. A liderança é da China, seguida por Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Índia.


Fonte: Ecodesenvolvimento.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário