quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Curso de pós-graduação em Engenharia de Saneamento Ambiental tem aula inaugural na Universidade Mackenzie

Representantes da ABES, APECS e AESABESP participaram, nesta terça-feira, dia 4, da aula inaugural do curso de pós-graduação em Engenharia de Saneamento Ambiental na Universidade Mackenzie. Resultado da parceria entre as entidades e a instituição de ensino, o curso é voltado aos profissionais graduados em Engenharia e Tecnologia que atuam ou virão a atuar no setor de saneamento ambiental e tem por objetivo atualizar e aprofundar conhecimentos dos profissionais no setor de saneamento de forma que possam identificar soluções técnicas adequadas para vencer os desafios técnicos do setor, trazendo rapidez nas decisões e melhoria da qualidade de vida de nossa sociedade.
Paulo Ferreira, Reynaldo Eduardo Young Ribeiro, Dante Ragazzi Pauli e Luiz Roberto Gravina Pladevall (da esquerda para a direita) na aula inaugural do curso de pós-graduação em Engenharia de Saneamento Ambiental na Universidade Mackenzie

Estiveram presentes na aula inaugural o vice-diretor da Escola de Engenharia do Mackenzie, Prof. Dr. Antônio Hortêncio Munhoz Jr., a Profª. Magda Aparecida Salgueiro Duro, Coordenadora da Engenharia Civil da universidade, o Prof. Paulo Ferreira, coordenador do curso, Dante Ragazzi Pauli, Presidente da ABES Nacional e professor do Mackenzie, Luiz Roberto Gravina Pladevall, Presidente da APECS, Reynaldo Eduardo Young Ribeiro, Presidente da AESabesp, e Waldomiro de Oliveira Barbosa Junior, Gerente do Mackenzie Soluções.
Mencionando um trecho bíblico do Gênesis, o reverendo Reverendo Gildasil Barbosa dos Reis abriu a cerimônia e ressaltou a importância da preservação da natureza e a relevância das profissões que se dedicam ao meio ambiente. “A questão ambiental é muito séria em nosso país e os ambientalistas sempre têm preocupação em conjugar medidas que possibilitem qualidade de vida melhor pra população, contribuindo pra saúde pública. Parabéns àqueles que investem tempo acadêmico e esforços nessa tarefa”, afirmou.

Para o vice-diretor da Escola de Engenharia, Prof. Dr. Antônio Hortêncio Munhoz Jr., o saneamento ambiental é primordial para uma idade como São Paulo e seu entorno. “O corpo docente do Mackenzie possui vasto conhecimento e poderá contribuir muito nessa área. Também investimos para criar um laboratório aqui na universidade que vai contribuir para o curso", disse. Uma nova sala também foi especialmente equipada para o curso, segundo informou 
Waldomiro de Oliveira Barbosa Jr., Gerente Mackenzie Soluções.


O presidente da APECS, Luiz Roberto Gravina Pladevall, enfatizou a união entre as entidades para a concretização da iniciativa e para a melhoria de todos os aspectos na área de saneamento, inclusive a capacitação. “Entidades, concessionárias, prestadores de serviços e consultorias estão alinhados não só em relação a este curso, mas em diversos cursos para melhor qualificação dos profissionais do setor.”

A parceria também foi exaltada por Reynaldo Eduardo Young Ribeiro. “A AESabesp está muito satisfeita em participar dessa parceria, pois esse curso representa um esforço de 3 entidades representativas do setor na formação de novos profissionais, além de capacitá-los com as melhores tecnologias e processos disponíveis, somados ao teor acadêmico das disciplinas fundamentais da Engenharia Sanitária.”

O coordenador do curso, Prof. Paulo Ferreira, apresentou as diretrizes e os diferenciais da pós-graduação em Engenharia de Saneamento Ambiental. “Não conheço um curso cujo currículo tenha sido tão fortemente buscado entre os que trabalham no setor. Foi de grande valia a contribuição da APECS, da AESABESP e da ABES, através do Professor Dante Ragazzi, que tem uma visão ampla do país e de como está a situação do saneamento.”

O grande diferencial, ressaltou o acadêmico, é a relação na qual a universidade amplia seu conceito de universidade. “Não estamos presos ao corpo docente, estamos trazendo pessoas que têm experiência na Sabesp e também em outras universidades e que poderão partilhá-la conosco e conhecer também a nossa experiência. Esperamos que, daqui a três semestres, quando vocês concluírem o curso, tenham oportunidade de crescer, juntamente com a universidade, nos desafios que o setor nos propõe a cada dia. Estamos colocando os 118 anos da Escola de Engenharia à disposição , numa estreita relação que engrandecerá a todos nós, vocês e a universidade.”

A Escola de Engenharia do Mackenzie completa 118 anos este ano.  Ao saudar os novos alunos, a Professora Magda Aparecida Salgueiro Duro ressaltou que a parceria trará bons resultados, não apenas para os alunos do curso, mas também para a universidade, as entidades parceiras e os acadêmicos.

Professor da Universidade Mackenzie há 28 anos, Dante Ragazzi Pauli, Presidente da ABES e superintendente da Sabesp, expressou sua satisfação em participar da iniciativa. “Há muitos motivos que me deixam contente em estar aqui. Além do empenho de todos os colegas para que essa pós-graduação fosse viabilizada, nesses anos em que integro a ABES, a nossa grande bandeira é capacitar o setor. Engenheiros, técnicos ou encanadores, todos devem ser bons no que fazem, entender o que estão fazendo. Criar massa crítica no setor é um fator importante e nós não abrimos mão dessa premissa. Nós, engenheiros, temos que criticar, mas também propor soluções, buscar saídas. Que tenhamos sucesso não só nessa turma, mas nas próximas.”



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário