quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Butão produzirá apenas alimentos orgânicos

Pesticidas, agrotóxicos e todos os químicos para controle
 de praga serão proibidos. 
Foto :Rodrigo Favera/Flickr

O “país da felicidade” vai investir em uma alimentação mais saudável. Pesticidas, agrotóxicos e todos os químicos que são utilizados para controlar as pragas na agricultura não farão mais parte da vida dos butaneses.

Com uma das menores economias do mundo, a população vive essencialmente da agricultura e criação animal. Atualmente, os adubos orgânicos naturais já são a opção de muitos moradores devido ao custo alto dos produtos artificiais. Entretanto, mesmo os que possuem condições de arcar com os valores terão de ser adequar aos fertilizantes obtidos de seu gado.

A novidade, segundo a agência internacional Pressenza IPA, foi anunciada pelo ministro da agricultura, Pema Gyamtsho, que também é agricultor. Isso torna o Butão o primeiro país do mundo a produzir exclusivamente com agricultura ecológica.

Gyamtsho ressaltou os males que os químicos podem causar nas águas subterrâneas e a perda de valor nutricional dos alimentos na agricultura convencional. O governo pretende investir na variedade de alimentos imunes a pragas e, futuramente, exportar alimentos naturais para China, Índia, entre outros países vizinhos.


Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário