Sensibilizar o público sobre como
a falta de energia elétrica afeta a vida de milhares de pessoas foi o desafio
que a agência Leo Burnett Lisboa assumiu ao ter como cliente a EDP Group,
operadora europeia de energia.
Criatividade não faltou na
campanha Access to Energy, que produziu um anúncio artesanalmente e sem uso de
eletricidade em todo seu processo. Para isso, fizeram papeis artesanais e
desenhos à mão, que foram dobrados um por um. As cópias também eram manuais,
sendo a luz do sol fonte na impressão de litografia (técnica de gravura). Em
seguida, através de silk screen, pintaram toda a arte e registraram o processo
com uma câmera analógica.
O resultado foi um anúncio que
explica como seu cliente, no caso a EDP Group, atua para ajudar as comunidades
isoladas e também dá dicas para um consumo mais consciente.
Ao ver o trabalho pronto, é
incrível imaginar que todo esse trabalho tenha sido feito usando tecnologias
pouco modernas. O processo pode ser conferido no vídeo abaixo.
Fonte: Ciclo Vivo