quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Como detectar vazamentos

No Brasil, o desperdício de água causado por vazamentos ou ligações clandestinas atinge cerca de 45% da água tratada, quantidade suficiente para abastecer 35 milhões de habitantes em um ano.

Uma pequena perfuração de dois milímetros na tubulação pode ser imperceptível, porém a quantidade de água desperdiçada chega a 3,2 litros em um dia. Quando há vazamentos nas torneiras ou chuveiro, uma gota pingando continuamente é capaz de gastar 46 litros por dia.

Sempre que as torneiras e chuveiros estiverem fechados e o hidrômetro continuar girando, significa que existe água passando por ele, portanto  existe vazamento. Há algumas técnicas indicas pela Sabesp para descobri-los.

  • De madrugada a pressão da tubulação é maior, e vazamentos podem ocorrer nestes horários. Deixe os registros abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Anote os números pretos e vermelhos que aparecem no hidrômetro e, no dia seguinte, antes de usar a água, verifique se os números continuam os mesmos.
  • É possível testar vazamentos da torneira utilizando um copo cheio de água, colocando-o na boca da torneira com o registro de entrada fechado. Se houver sucção da água contida no copo pela torneira, é um sinal que existe algum vazamento interno.
  • Nos vasos sanitários, retire toda a água e seque-o. Não utilize durante meia hora. Se surgir água no vaso, está havendo vazamento pela válvula ou pela caixa da descarga.


Vamos nos mobilizar para acabar com o desperdício de água e fazer os testes para verificar se existem vazamentos nas nossas casas. Ao detectar um vazamento em sua residência, entre em contato com um encanador.  Se o vazamento for na rua, fale com a companhia de abastecimento da região para que solucionem o problema o mais rápido possível.
   



Fonte:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário