quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ABES assina convênio com empresa alemã para uso de tecnologia de aproveitamento do biogás

“O aproveitamento energético dos resíduos sólidos é um dos nossos desafios e esta parceria com a GIZ irá propiciar à ABES realizar um de seus objetivos: a capacitação profissional para que possamos utilizar novas tecnologias e assim enfrentar estes grandes desafios que temos no país e que vem sendo discutido no congresso”, ressaltou o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Dante Ragazzi Pauli, na noite desta terça-feira, dia 17, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. Na ocasião foi assinado um termo de parceria técnica com a empresa alemã GIZ, com o objetivo de capacitar profissionais para o projeto PROBIOGÁS. O projeto visa o aproveitamento do gás metano, CO2, fruto da decomposição do lixo nos aterros sanitários e transformar este gás em energia. A assinatura do documento faz parte das atividades do 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental que reúne em Goiânia mais de três mil profissionais, técnicos, especialistas, gestores públicos ligados às diferentes interfaces do saneamento no país.

Para o coordenador do projeto Biogás da empresa alemã GIZ, Wolfgang Roller, o Brasil possui um grande potencial para geração de energia a partir do aproveitamento dos resíduos sólidos, uma tecnologia na qual a Alemanha é pioneira na Europa. Wolfgang Roller ressaltou, ainda, a demanda brasileira por tecnologias, em especial nesta área. “O projeto terá início com a capacitação profissional, o que vai contribuir para a divulgação e disseminação desta tecnologia no Brasil, tecnologia na qual a Alemanha é líder”, explicou o coordenador do projeto Biogás.

A cooperação Brasil-Alemanha tem como prioridade a preservação da biodiversidade existente no país, com a preservação do meio ambiente, e a implantação e disseminação do uso das energias renováveis, como o gás gerado nos aterros sanitários. O coordenador do projeto Biogás, Wolfgang Roller, fez questão de ressaltar que “Esta parceria tem tudo para ser um marco no saneamento brasileiro”.


O descarte adequado, o aproveitamento energético, as leis e suas implicações para todos os níveis do poder público, entre outras questões, foram debatidos durante esta terça-feira, dia 17 de setembro, no III Fórum de Resíduos Sólidos, uma preocupação também discutida em outros painéis durante o 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que acontece até amanhã, dia 19, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia.




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário