terça-feira, 13 de agosto de 2013

Utensílios de mesa biodegradáveis imitam a natureza e dão cor às refeições


Do projeto de mestrado da Universidade de Arte e Design, em Lausanne, na Suíça, às mesas destinadas às refeições. O designer Qiyan Deng criou utensílios de cozinha que imitam cores e formas de frutas e verduras. Os produtos foram desenvolvidos com plástico compostável (PLA).



"Eles [utensílios] despertam a imaginação de sabor logo após as pessoas vê-los", afirma o designer ao portal Trend Hunter Eco.

A ideia de Deng é que os utensílios, chamados de Graft, deixem de ser apenas ferramentas para a alimentação e ganhem o status de alimentos artificiais. Assim, um talo de aipo torna-se uma alça de garfo, uma folha de alcachofra vira uma colher e uma haste de abacaxi uma faca. Além de talheres e louças, taças e copos também integram os outros componentes biodegradáveis. Neste caso, uma casca de laranja torna-se uma tigela e meio limão uma taça.
Enquanto o Graft é apenas um conceito, produtos deste tipo poderiam ser uma realidade no sentido de estimular o consumo consciente e o não-desperdício de alimentos.


Plástico compostável

O PLA é um poliéster termoplástico feito com ácido lático (composto orgânico de função mista - ácido carboxílico e álcool) a partir de fontes renováveis (milho, mandioca, beterraba e cana-de-açúcar podem ser matérias-primas) e, por isso, é biodegradável, compostável e reciclável (desde que com outros resíduos de PLA ou em uma proporção de até 1% de PLA misturado com resinas convencionais), além de poder ser incinerado.

O plástico produzido com PLA pode substituir o plástico normal em filmes para a produção de sacolas plásticas, embalagens para cosméticos, alimentícias, copos, bandejas, pratos, talheres, tampas, canetas, frascos e garrafas.


Fonte: Ecodesenvolvimento.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário