sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Proteja o meio ambiente: montanhas não combinam com copos de plástico

A quantidade de copos de plástico que se amontoam depois de provas é surpreendente, porém esse lixo é recolhido devidamente por funcionários contratados pela organização. Porém, como lidar com o acúmulo de embalagens quando as corridas ocorrem em montanhas?

Copos de plástico demoram de 100 a 250 anos para se 
decompor na natureza|Foto: Ricardo Leizer/ www.webrun.com.br
Apesar dos esforços de posicionar lixeiras próximas aos pontos de hidratação, ainda têm competidores que não se importam com os impactos que o plástico causa ao meio ambiente e descartam os copos entre a vegetação ou simplesmente os atiram montanha abaixo. Por conta disso, além da poluição visual, o acúmulo de plástico prejudica a natureza e demora anos para se decompor.

De acordo com a coordenadora do Fórum Lixo e Cidadania da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP), Delaine Romano, produtos feitos de plástico demoram de 100 a 250 anos para serem degradados pelo meio ambiente. “Eles (os copos de plástico) são produzidos com matéria prima extraída de fonte não renovável, o petróleo, por isso o impacto que eles causam na natureza é grande”, conta.

Para agravar ainda mais a situação, existem provas em que a água é distribuída em copos de isopor. “O isopor é tão nocivo quanto o plástico, pois ambos são produzidos de matéria prima extraída de fonte não renovável. Apesar de geralmente optarmos por produtos descartáveis, já que sempre pensamos na praticidade, a quantidade de resíduos gerada após seu uso, é muito grande”, completa a coordenadora.

Apesar de lixo próximo, alguns atletas ainda jogam 
copos na natureza. Foto: Divulgação/ Nike

Reciclagem - Segundo Delaine, todos os plásticos são recicláveis, porém a quantidade de poliestireno (matéria prima dos copinhos) é insignificante na obtenção de copos novos, porém isso não é um motivo para não separar o lixo. “Quando descartados no lixo comum, temos que levar em conta que este material irá para o aterro e a matéria-prima nunca mais será utilizada para a fabricação de um novo produto”, esclarece.

Solução - Uma sugestão é trocar o uso de copos de plástico pelos feitos de papel. “O produto leva três meses para se decompor e sua reciclagem é mais simples já que não precisa ser lavado para a fabricação de um novo produto”, reitera a especialista.

Uma dica de Delaine é utiliar copos biodegradáveis, que também demoram três meses para se decompor na natureza. “Esse produto é feito a partir de matéria-prima orgânica, como amigo de milho, batata ou mandioca”, conclui.
Por Rafaela Castilho


Fonte: WEBRUM
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário