sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Nike lança aplicativo que ajuda designers a fabricarem roupas sustentáveis


Uma das líderes no mercado de roupas e calçados esportivos assumiu mais um compromisso em favor da redução de seus impactos ambientais. Em meio a constantes notícias sobre trabalho escravo no mundo da moda, a Nike desenvolveu um aplicativo que promete facilitar a fabricação ecológica de roupas.

A multinacional já lançou tênis de rolha de espumante, tênis de revista reciclada e chuteira com materiais reciclados, além de ter se comprometido com o Greenpeace a eliminar as substâncias químicas perigosas de sua produção. Agora, a empresa desenvolveu um aplicativo que permite verificar o impacto de cada material usado para criar uma peça, sendo possível analisar e escolher a opção menos agressiva ao meio ambiente.

A ferramenta Making foi desenvolvida junto a estudantes do Colégio de Moda de Londres, que deram ideias e opiniões. A classificação dos materiais leva em consideração quatro fatores: água, química, energia e resíduos. "O aplicativo nos ajudou a identificar materiais que têm menos impactos ambientais, sem comprometer o processo de design. Ele mostra que a sustentabilidade não é um limite, mas uma nova maneira inspiradora de olhar para a criação do produto", afirmou o estudante Alasdair Leighton-Crawford.

"Nós criamos o aplicativo para capacitar designers de qualquer lugar do mundo a fazerem melhores escolhas nas fases iniciais do processo, para, finalmente, criarem produtos melhores para os consumidores e para o planeta." disse Lee Holman, representante do setor de design de vestuário da Nike.

 



O Making está disponível para download gratuito na loja iTunes da Apple.

Veja abaixo como funciona o aplicativo:



Fonte: CicloVivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário