quarta-feira, 14 de agosto de 2013

C&A prevê mudanças ambientais na produção nos próximos três anos


Um dos maiores símbolos mundiais da fast fashion (lojas de departamento), a C&A Foudantion anunciou uma parceria com a Water Footprint Network para mapear todos os pontos de desperdício de água e encontrar soluções para este problema ambiental. Uma das ações já abordadas pela empresa holandesa é a redução de pesticidas no plantio do algodão de suas roupas, uma vez que com o método orgânico a quantidade do líquido utilizado é cinco vezes menor.

O mapeamento será feito em toda cadeia produtiva para identificar soluções viáveis, ambiental e economicamente, informou a marca, em nota. Com isso, será estudada a viabilidade de aumentar a produção do algodão de modo orgânico – produto cultivado nas 480 fazendas de propriedade da C&A na Índia. Atualmente 13% das roupas da marca é feita com este tipo de material.

Outro aspecto que requer a atenção da empresa é a geração de água cinza que vem das roupas. Atualmente, trabalha-se com a ideia de reduzir a sujeira que as roupas eliminam, canalizar esta água e ou viabilizar a reutilização do líquido sujo nas indústrias para limpar banheiros e chão.

O líder de desenvolvimento de negócios sustentáveis da empresa, Phil Chamberlain, acredita que a pesquisa irá fornecer à marca dados importantes para a elaboração de estratégias para os próximos três anos. "Para isso, estamos desenvolvendo diretrizes obrigatórias, instrumentos e treinamentos para os nossos parceiros, os produtores de algodão e operários", explicou ele por meio da nota.

Parceiros

A Water Footprint Network  é uma instituição que trabalha em defesa da água potável em todo mundo e atua junto a empresas e órgãos de pesquisa na elaboração de projetos que visam reduzir o desperdício desse recurso natural. Já a C&A é uma empresa do Grupo Cofra Holding AG que, somente na Europa, tem 37,5 mil funcionários trabalhando em 1.550 lojas. No Brasil, as 215 lojas da rede empregam atualmente 17 mil pessoas.


Fonte: Ecodesenvolvimento.com 
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