A Reciclanip, entidade ligada à ANIP (Associação Nacional da
Indústria de Pneumáticos) coletou e destinou de forma ambientalmente correta
mais de 183 mil toneladas de pneus inservíveis durante 2013. Esta quantia
equivale a 36,6 milhões de unidades de pneus de carros de passeio. Um pneu é
considerado inservível quando não há mais condição de ser utilizado para
circulação ou reforma.
Desde 1999, quando os fabricantes de pneus iniciaram esse
processo, 2,46 milhões de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e
destinados adequadamente, o equivalente a 492 milhões de pneus de passeio.
Desde então, os fabricantes de pneus já investiram US$ 212,30 milhões no
programa até junho de 2013.
"A previsão de investimento para 2013 é de R$ 80
milhões, valor superior ao investido no ano passado. Esses recursos são
utilizados para os gastos logísticos, que hoje representam mais de 60% dos
nossos pagamentos, e também para todos os investimentos de destinações. Temos
hoje mais de 800 pontos de coleta e uma média de 60 caminhões transitando
diariamente por cerca de 3.500 rotas", explica Alberto Mayer, presidente
do Sistema ANIP, do qual a Reciclanip faz parte.
Logística reversa
Os 808 pontos de coleta atuais estão distribuídos em todos
os estados e Distrito Federal e foram criados em parceria, em princípio com
prefeituras de municípios com mais de 100 mil habitantes ou um consórcio de
municípios que possibilite atingir esse número mínimo. As prefeituras cedem os
terrenos dentro das normas específicas de segurança e higiene para receber os
pneus inservíveis vindos de origens diversas. O responsável pelo Ponto de
Coleta comunica à Reciclanip sobre a necessidade de retirada do material quando
atinge a quantidade de dois mil pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões. A
partir daí, a Reciclanip programa a retirada do material com os transportadores
conveniados.
Para saber onde levar pneus inservíveis é só consultar a
lista com todos os pontos de coleta que está no site.
No Brasil, uma parte dos pneus inservíveis é reaproveitada
de diversas formas, depois de ser moída e separada dos demais componentes do
pneu, especialmente do aço, que também é reutilizado. Entre os produtos que
reutilizam a borracha estão solados de sapato, materiais de vedação, dutos
pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para
automóveis. A borracha moída e separada também é misturada ao asfalto para uso
em pavimentação, gerando o asfalto borracha, que apresenta importantes
vantagens. A maioria é, no entanto, queimada como combustível alternativo nas
indústrias de cimento.
Todas estas destinações são aprovadas pelo IBAMA como
destinações ambientalmente adequadas. Para que seja ambientalmente correta, a
queima do pneu nos fornos das cimenteiras é cercada de todos os cuidados
ambientais necessários, com o uso de sistemas especiais de filtração e
retenção.
"É muito importante que o consumidor tenha a
consciência de não levar pneus velhos pra casa. Sempre que ele comprar um pneu
novo, ele deve deixar seu pneu inservível na loja, que tomará as providências
necessárias para que o pneu chegue até nosso ponto de coleta. Os pneus
inservíveis descartados de forma errada contribuem para entupimentos de redes
de águas pluviais e enchentes, poluição de rios e ocupam um enorme volume nos
aterros sanitários e podem ainda ser foco para o mosquito da dengue. Se
queimados de forma errada, geram poluição atmosférica", diz Mayer.
Fonte: CicloVivo