segunda-feira, 1 de julho de 2013

"Meteorito" de 35t de lixo "cai" em Genebra para denunciar sujeira


Mais de 35 toneladas de resíduos entre garrafas de refrigerante, jornais, restos de comida e bitucas recolhidos das ruas de Genebra em apenas três dias "caíram" sobre a cidade em forma de "meteorito" para sensibilizar a população das consequências de não utilizar as lixeiras.

Toneladas de lixo caíram em forma de meteorito
 sobre Genebra para conscientizar a população - Foto: EFE
"As campanhas para evitar que as pessoas atirem resíduos no chão nem sempre são eficazes. Com este meteorito de seis metros de diâmetro, buscamos chamar a atenção da população", explicou hoje o responsável do serviço de limpeza de Genebra, Guillaume Barazzone.

Foi o serviço que teve a ideia de criar uma instalação similar a uma grande bola verdadeira de lixo que contém ainda alguns tipos de gases inofensivos, mas capazes de criar fumaça, o que fornece um grande realismo à obra.

Com ela, é possível mostrar aos residentes de Genebra que tirar 500 quilos de lixo por hora nos parques, ruas e lagos não vai somente contra a tradicional imagem de limpeza da cidade, mas além disso danifica seriamente o meio ambiente.

A instalação foi realizada em uma cêntrica e movimentada praça de Genebra conhecida como "Plainpalais", onde chamou a atenção de transeuntes e moradores, que na noite de sua encenação chamaram os serviços de emergência e bombeiros inquietos porque pensavam que era um princípio de incêndio.

Batizada como "meteorito de lixo", a bola gigante de resíduos tem entre suas várias "peças" objetos tão inesperados como pequenos eletrodomésticos abandonados na via pública e uma bicicleta que o serviço de limpeza encontrou no lago da cidade.

O grave impacto de atirar o lixo ao chão, inclusive em cidades consideradas limpas, faz com que das aproximadamente 5 mil toneladas de resíduos recolhidas ao ano das lixeiras e das ruas de Genebra, 85% correspondem à via pública.

Assim, em uma cidade de menos de 200 mil habitantes, do chão são recolhidas 4.310 toneladas de lixo, frente às 680 toneladas das lixeiras postas à disposição dos transeuntes.

"Queremos que o povo mude seus costumes e não atire lixo fora das lixeiras. Nós também adotaremos novos horários para recolher os resíduos, multiplicando esforços nos finais de semana, para limpar melhor os espaços verdes e esvaziar mais rapidamente as lixeiras", disse Barazzone.


Fonte: Terra.com 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário