quarta-feira, 26 de junho de 2013

Limpe e desinfete a pia de sua cozinha com produtos caseiros

Ao menos uma vez por semana limpe sua pia da cozinha para se livrar de germes e bactérias

 

A pia da cozinha, item essencial para que toda a louça seja limpa, acaba se transformando em um dos locais mais sujos da casa, já que todos os germes e bactérias presentes nos restos de comida passam por ela no momento da limpeza.

Portanto, nada mais natural que fazer uma "desintoxicação" periódica da pia, certo? Mas deixe de lado produtos químicos para isso, principalmente os que contêm amônia. No lugar deles, apresentamos uma receita mais natural e igualmente eficaz. Veja como fazer:

Materiais

-80 gramas de bicarbonato de sódio;
-1 escova de dentes usada;
-1 caixa de papel toalha;
-1 recipiente de 750 ml vinagre branco destilado;
-Sabão líquido (veja aqui como fazer um detergente sustentável);
-1 pequena bacia;
-2 ou mais buchas vegetais ou panos.

Procedimento

Para aço inoxidável e pias de porcelana - molhe toda a superfície de sua pia com água morna. Em seguida, coloque 80 gramas de bicarbonato de sódio na pia e espalhe o conteúdo com a ajuda de um pano ou bucha vegetal até que uma massa se forme. A natureza alcalina do bicarbonato de sódio removerá manchas, pedaços de comida, espuma de sabão e ainda vai deixar sua pia brilhando.

Retire um pouco da pasta que se formou com uma escova de dentes velha e esfregue a mistura nos buracos e fendas do entorno de sua pia, na torneira e no lado de baixo das abas de dreno de borracha. Enxague a escova de dentes com frequência e adicione um pouco mais de bicarbonato de sódio se necessário.

Feito isso, enxague toda a pia com água, certificando-se de que removeu todo o bicarbonato de sódio da superfície. Em seguida, seque a pia com um pano limpo.

Na sequência, despeje metade do conteúdo do recipiente de vinagre branco em uma pequena bacia e mergulhe de cinco a dez toalhas de papel na mesma (o exato número vai depender do tamanho da sua pia). Após alguns minutos, cubra completamente sua pia, especialmente a torneira, com os papéis toalhas banhados em vinagre e deixe-os descansando por 20 minutos. Em seguida, remova os papéis e jogue os fora. A acidez do vinagre vai ajudar a desinfetar a superfície da pia.

Novamente enxague a pia com água morna e detergente para remover todos os vestígios do vinagre.

Para pias de cobre - limpe a pia com um detergente e água e seque-a com um pano macio. E não se preocupe com os germes, o cobre possui qualidades antibacterianas que impedem o crescimento de bactérias como E. coli, por exemplo.


Para pias de pedra - as pias que contêm pedras em sua composição são porosas, o que significa que elas podem absorver líquido.  Enxague sua pia com detergente ou sabão e água morna após cada uso e sempre seque imediatamente depois.

Fonte: eCycle
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário