sexta-feira, 7 de junho de 2013

Coca-Cola registra seu menor nível de uso da água na produção


Redução da água na indústria é fundamental, já que o setor consome 22% do recurso.
Foto:SXC

A indústria utiliza 22% de toda a água que existe no planeta, segundo o site acadêmico Evergreen. Por isso, este setor tem papel fundamental na conservação do recurso natural. Nesta Semana do Meio Ambiente, veja alguns exemplos de grandes empresas que estão poupando o precioso líquido durante o fabrico de seus produtos.

Uma notícia boa vem da Coca-Cola Enterprises (CCE), que alcançou seu menor nível de uso de água, em 2012. A empresa passou a usar 1 litro e 400 ml para produzir um litro de cada um de seus produtos, são 30 ml a menos - um copo de cafezinho leva 50 ml, observando cada unidade. Mas ao todo a redução caiu de 9,4 milhões de metros cúbicos para 8,2 milhões, de 2011 em relação ao ano passado.

Em 2013, a meta da companhia é chegar a 1,35l e, até 2020, essa economia pode chegar a 1,2l para um litro de refrigerante, suco e derivados. A marca reduziu em 10% o gasto de água, considerando que o recurso natural é seu principal ingrediente, além de ser utilizada para o resfriamento, lavagem e enxágue em suas inúmeras fábricas. Esse dados foram divulgados no Relatório de Sustentabilidade da Coca-Cola Enterprises (CCE) 2013.

Além disso, a multinacional informa ter reduzido em 15% a emissão de carbono durantes as operações. Com isso, a companhia foi incluída no Índice de Liderança do Carbon Disclosure Project, que premia as iniciativas privadas que se destacam na redução de CO2.

Outros exemplos

Já a Nestlé, maior empresa mundial de nutrição, com operações industriais em 83 países, anunciou que desde 1988, até o fim de 2012, o uso de água na multinacional caiu 81%. Isso equivale a 25,8 milhões de m3, capaz de abastecer, por um ano, uma comunidade de 350 mil habitantes. Na emissão de carbono, a redução foi de 63%. A marca também tem realizado um projeto para reutilizar suas garrafas de água mineral, mas esta ação está em desenvolvimento e deve ser restrita às escolas, segundo o edieWater.

Já a fabricante de bebidas Ambev informou ter reduzido o consumo de água de sua produção em 36%, por meio da reutilização da matéria-prima nos últimos dez anos. Ao final do segundo semestre de 2002, a companhia tinha um índice de consumo médio de 536 litros de água para cada 100 litros de produção. Em 2012, a quantidade usada era de 340 litros para produzir obter o mesmo resultado, noticiou a Exame.

A Bacardi melhorou sua eficiência de água em 11% durante o ano de 2012 em relação a 2011, com medidas de conservação de água, equipamentos eficientes e reciclagem do recurso, foram poupados 1,6 milhões de litros em 2012.



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